segunda-feira, 3 de junho de 2019

WINDOWS 10 — DE VOLTA AO UPDATE DE MAIO


GALINHA QUE ANDA COM PATO ACABA SE AFOGANDO.

Se você usa o Windows 10 e ainda não recebeu sua mais recente atualização pelo Windows Update, não se preocupe: ela deve chegar dentro de mais alguns dias.

Claro que nada o obriga a esperar até lá, pois desde o dia 21 do mês passado que os arquivos de atualização estão disponíveis para download a partir do site da Microsoft. Mas não custa relembrar que os pioneiros são reconhecidos pela flecha espetada no peito.

Antes de vermos como fazer a evolução manualmente, um alerta importante para quem usa o Windows 7 ou alguma versão ainda mais antiga: foi descoberta recentemente uma falha de segurança (BlueKeep) que permite a execução remota de códigos maliciosos em máquinas conectadas à Internet, mesmo que os usuários não cliquem em links maliciosos, por exemplo. Dada a gravidade do problema, a Microsoft criou correção também para o XP, o Vista e o Server 2003, a despeito de essas versões não serem mais suportados. Mesmo assim, quase 1 milhão de aparelhos continuam vulneráveis, pois seus usuários ainda não instalaram o patch.

Voltando ao Windows 10, o update de maio, lançado no dia 21 do mês passado, traz uma série de aprimoramentos dignos de nota (alguns dos quais eu já adiantei em postagens anteriores). Para os usuários da versão Home, no entanto, o destaque é a possibilidade de gerenciar as atualizações, que desde o lançamento do Windows como serviço, em meados de 2015, lhes eram empurradas goela abaixo pela Microsoft. A despeito de a intenção da empresa ser louvável — considerando a indiscutível importância de manter o sistema up to date e a conhecida resistência de boa parte dos usuários em atualizá-lo —, tanto os updates semestrais, de conteúdo, quanto os mensais, de qualidade podem ter bugs (erros de programação) que infernizam a vida dos usuários — um exemplo notório foi o update de outubro do ano passado, que a Microsoft acabou suspendendo e relançando em dezembro, depois de implementar as devidas correções.

Enfim, você é o dono do seu computador e é a você que compete decidir se aguarda a descarga dos arquivos de atualização via Windows Update ou antecipa o processo. Em outras palavras, “o funeral é seu”. A mim, cabe apenas lhe oferecer o passo a passo, como farei a seguir, depois de sugerir que você clique uma derradeira vez em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações e veja se dá para evitar o procedimento manual. Caso o serviço lhe informe que o sistema está atualizado, crie um ponto de restauração e providencie um backup dos arquivos pessoais importantes e de difícil recuperação (afinal, seguro morreu de velho). Feito isso:

— Baixe o assistente de atualização e salve o executável na área de trabalho ou em outro local de fácil acesso;

— Dê duplo clique sobre o ícone criado e, na tela que se abrir em seguida, clique em Atualizar agora;

— Se a próxima tela atestar a compatibilidade do seu hardware, clique em Avançar e aguarde a conclusão do processo. Embora a Microsoft informe que é possível continuar usando o computador concomitantemente, o sistema pode ficar irritantemente lento, sem mencionar que o tempo necessário para a conclusão do download será maior se você continuar navegando na Web. Mais uma vez, o funeral é seu, digo, a decisão é sua.

Ao final do download, siga as instruções do assistente para dar prosseguimento à atualização. É possível que o computador seja reiniciado várias vezes até que o processo seja concluído (o que pode demorar um pouco). Faça figa e reze para que tudo dê certo.

Boa sorte.