terça-feira, 16 de julho de 2019

MANUAL DO USUÁRIO


AQUELE QUE NÃO É CAPAZ DE SE GOVERNAR A SI MESMO NÃO SERÁ CAPAZ DE GOVERNAR OS OUTROS.

Todo produto eletrônico ou eletroeletrônico vem acompanhado de um manual, onde constam especificações técnicas, termos de garantia, endereços e telefones de representantes e respostas às dúvidas mais comuns que o uso do aparelho costuma suscitar. No entanto, a despeito da importância dessas informações, muitos consumidores mal passam os olhos no livreto antes de jogá-lo no fundo de uma gaveta — o que levou muitos fabricantes a reduzi-los a simples folhetos ou, pior, imprimir as informações na embalagem dos produtos.

É certo que empresas responsáveis mantém em seus websites uma versão em PDF dos manuais, o que é útil quando o usuário precisa de informações, mas não se lembra onde enfiou o livreto que veio com o produto. Mas nem todos os fabricantes organizam esses arquivos de maneira simples e intuitiva, razão pela qual eu recomendo adicionar aos FAVORITOS do seu navegador o site www.safemanuals.com, onde é possível encontrar, com relativa facilidade, mais de um milhão de manuais de milhares de marcas de aparelhos (se você preferir a versão em português, o endereço é http://manual-de-instrucoes.com/).

Outra boa opção, mais bem organizada, ainda que com um acervo menor, é o site http://www.manualslib.com/. No caso de videogames e jogos de computador, vale tentar o http://replacementdocs.com/news.php.

Vale também recorrer ao Google: basta digitar no campo de buscas a marca, o modelo e o código do produto cujo manual você deseja encontrar seguido do comando filetype:pdf.