NENHUM DETALHE É INDISPENSÁVEL PARA A TRAMA, MAS SÃO OS DETALHES QUE FORMAM A TRAMA.
— Faça backups de seus arquivos importantes (isso, mesmo, no plural, pois quem tem dois tem um, que tem um não tem nenhum), atualize-os regularmente e salve as cópias em outra partição do HD, numa unidade de disco externa, num pendrive, num drive virtual (ou mesmo num CD/DVD, caso seu computador disponha de um gravador de mídia óptica).
— Mantenha o sistema e demais aplicativos atualizados e instale um pacote de Internet Security que inclua proteção de rede. Se seus arquivos forem sequestrados, não se desespere nem aja por impulso: existem diversas ferramentas de decodificação gratuitas disponíveis online, e alguma deles certamente o ajudará a restabelecer o acesso a seus arquivos (os grandes fabricantes de ferramentas de criptografia atualizam seus produtos com a mesma frequência que os bandidos desfecham seus ataques).
— Por mais importantes que seja o conteúdo sequestrado, resista à tentação de pagar o resgate. Nada garante que os cibercriminosos cumprirão sua parte no acordo, sem falar que sujeitar-se a chantagistas é abrir as portas para ser chantageado outras vezes.
Mais dicas no “guia” publicado pelo site Fat
Security (se o seu inglês não estiver enferrujado, vale a pena ler a matéria
completa).