quarta-feira, 30 de setembro de 2020

EDGE CHROMIUM — INICIALIZAÇÃO E HISTÓRICO (FINAL)

MEDO PODE SER PRUDÊNCIA E CORAGEM, INCONSEQUÊNCIA.

Retomo o tema da última sexta-feira para complementar o que disse sobre o comportamento irritante do Edge Chromium, qual seja ignorar as configurações que deveriam fazê-lo reiniciar do ponto onde eu parei (ou seja, apresentar-se com as abas abertas e os respectivos sites que estavam carregados quando eu o encerrei) e salvar o histórico das páginas anteriormente visitadas.

A propósito, torno a relembrar que todos os updates semestrais liberados pela Microsoft desde o primeiro aniversário do Windows 10 torraram a paciência de muitos usuários, mas não de todos os usuários (mais detalhes na sequência sobre updates problemáticos, iniciada nesta postagem e concluída nesta outra). No caso do Edge, a julgar pelos resultados da pesquisa que fiz no Google, imagino que eu tenha sido um dos poucos premiados. 

Como isso não elimina a possibilidade de algum leitor receber o mesmo tratamento, resolvi compartilhar duas dicas que podem resolver o problema. Somente a segunda funcionou no meu computador, e não totalmente: vez por outra o problema ressurge, depois desaparece para então voltar depois de alguns dias, e cosi la nave va). Não quer dizer que o mesmo venha a acontecer com você, mas enfim...

Observação: Vale lembrar que algumas suítes de manutenção, como o CCleaner e o Advanced System Care, costumam apagar os rastros de navegação ao final de cada sessão. Portanto, antes de realizar os procedimentos que eu sugiro a seguir, verifique se esse não é o motivo que leva o Edge a não salvar seu histórico e o que mais for.

Dito isso, passemos sem mais delongas ao tutorial:

1 — Dê um clique direito no botão Iniciar e selecione a opção Windows PowerShell (Admin). Caso você tenha alterado as configurações do seu sistema para substituir o PowerShell pelo velho Prompt de comando, digite Windows PowerShell na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas e, na lista que será exibida em seguida, selecione a opção Executar como administrador (vide figura que ilustra esta postagem).

2 — Na janela do PowerShell, digite o comando abaixo e tecle Enter:

Get-AppXPackage -AllUsers |Where-Object {$_.InstallLocation -like "*SystemApps*"} | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml"}

3 — Aguarde a finalização do processo, que pode demorar alguns minutos. Ao final, digite o comando abaixo, tecle Enter e aguarde a finalização do processo, que também nesse caso pode levar algum tempo:

Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml"}

4 — Supondo que o processo tenha sido concluído com êxito, reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Saliento que me foi exibida uma mensagem de erro (em letras vermelhas) dando conta de que eu deveria encerrar determinados arquivos do sistema e então repetir o comando. Achei que seria menos trabalhoso reiniciar o computador no modo de segurança com prompt de comando (para mais detalhes, reveja esta sequência de postagens) e refazer os passos a partir dali, mas, pensando melhor, resolvi experimentar primeiro o caminho alternativo, que, por sinal, funcionou. Vamos a ele:  

1 — Pressione o atalho de teclado Win + R, digite "%appdata%" (sem aspas) na caixa de diálogo do menu Executar e clique em Ok.

2 — Na pasta com o seu nome de usuário, clique em AppData e abra a pasta Local;

3 — Clique com o botão direito do mouse na pasta Microsoft Edge e clique em Renomear;

4 — Digite .old no final do nome (que deve ficar assim: MicrosoftEdge.old).

5 — Reinicie o computador.

Depois que o Windows carregar, assegure-se de que todas as guias do Edge estejam fechadas e então faça o seguinte:

1 — Torne a executar o Windows PowerShell como administrador;

2 — Digite o comando Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "C:\Windows\SystemApps\*Edge*\AppXManifest.xml"} e então pressione Enter, encerre o PowerShell e reinicie o computador.

Depois que o Windows tornar a carregar:

1 — Abra o menu Executar, digite “userpasswords2” (sem aspas) na caixa de diálogo e clique em Ok (ou pressione a tecla Enter);

2 — Clique em Adicionar e, em seguida, em Não conectar em uma conta Microsoft;

3 — Escolha um nome e senha para seu novo perfil de usuário e siga as instruções nas telas para concluir o processo;

4 — Criado o novo perfil, clique em Propriedades na tela de Contas de Usuário e selecione a aba Associação de Grupo; 

5 — Marque o perfil como administrador e clique em Ok;

6 — Reinicie novamente o computador.

O Windows criará então o seu novo perfil de usuário. Siga pelas telas como se estivesse concluindo a instalação (ou uma reinstalação) do sistema, mas muna-se de paciência, porque a configuração demora um pouco para ser concluída.

Ao final, logue-se com seu novo perfil, abra o Edge Chromium, clique nos três pontinhos no canto direito da janela, abra a tela das configurações, clique em Ao inicializar e certifique-se de que a opção Continuar de onde você parou esteja marcada. Em Privacidade, pesquisa e serviços, na seção Limpar dados de navegação, clique em Escolha o que você quer limpar sempre que fechar o navegador e desligue os botões referentes às opções cujos dados você deseja manter.

Feito isso, navegue por alguns sites e, mantendo carregadas umas quatro ou cinco abas, clique no “X” vermelho, no canto direito da janela, para fechar o navegador. Acenda uma vela para seu santo de devoção, faça suas orações, torne a abrir o programa e veja se funcionou.

Boa sorte.