quarta-feira, 25 de novembro de 2020

WINDOWS 10 — APLICATIVOS PADRÃO

A LOUCURA É A CIÊNCIA DO ABSURDO.

Depois de publicar oito capítulos da novela sobre o Windows e suas sutilezas, achei que era tempo de fazer um breve intervalo para tratar de outros assuntos. Assim, veremos a seguir como reconfigurar os aplicativos padrão no Win 10. 

Vale lembrar que o Windows passou a ser comercializado como serviço em 2015; que o Win 10 ganhou seu Anniversary Update em meados de 2016, e que ele a partir de então ele passou a receber atualizações semestrais de conteúdo — a primeira entre os meses de abril e maio e a segunda, entre setembro e outubro. Note que cada update implica uma atualização de versão (a mais recente é a 20H2, que a Microsoft começou a distribuir no dia 20 do mês passado).

Atualizações de versão do Windows 10 nem sempre trazem mudanças de interface ou acrescentam novos recursos e funções que “saltam aos olhos” dos usuários. A mais recente, por exemplo, destina-se a promover correções e ajustes internos no programa, embora traga algumas inovações (que eu já comentei anteriormente). A mais "visível", digamos assim, é a substituição do navegado Edge pelo “novo” Edge Chromium, que se tornou padrão do sistema (mais detalhes nesta postagem).

Cada update de versão requer um período de adaptação, já que o usuário precisa se familiarizar com as novidades. O tempo de adaptação varia caso a caso, mas dificilmente vai além de um ou dois dias. Mas tudo tende a ser mais fácil quando se conhece o "caminho das pedras", daí eu ter resolvido dedicar algumas linhas aos programas padrão do Windows 10. Acompanhe.

Quem está habituado ao vetusto Windows Media Player pode estranhar o comportamento do reprodutor de mídias Groove, por exemplo. O mesmo se aplica a quem se acostumou com a simplicidade um tanto espartana do Paint, que certamente achará o Paint 3D um tanto complicado. E quem clica num link, esperando ver o site ser exibido na janela do Google Chrome ou do Firefox, e dá de cara com o novo Edge.

Tradicionalmente, o sistema associa os arquivos a aplicativos pré-definidos, mas essa configuração padrão nem sempre vai ao encontro de nossas preferências. Felizmente, esse é um “problema” de fácil solução, como a maioria dos leitores certamente já sabe. A questão é que, para mudar esse comportamento, não se utiliza mais a opção Sistema da tela Configurações, e sim a opção Aplicativos (até porque faz mais sentido).

Então, caso você deseje redefinir os programas padrão no Win 10 20H2, clique em Iniciar > Configurações > Aplicativos e, no menu lateral à esquerda da janela, selecione a opção Aplicativos padrão e aguarde até que a lista seja preenchida. 

Se você prefere usar o Google Chrome como navegador padrão, clique sobre o ícone do Edge, que vem pré-definido sob Navegador da Web. Na janelinha que se abrir, selecione o navegador de sua preferência, lembrando que ele só contará da lista de opções se você o tiver instalado no computador. 

O mesmo procedimento se aplica ao programa padrão de Email, caso você prefira usar o Outlook em vez do Email do Win 10, ou do Visualizador de Fotos, se preferir o Paint em vez de Fotos ou Paint 3D. E assim por diante.    

Observação: Note que essa liste exibe apenas as opções já instaladas; se preferir usar algum aplicativo de que você ainda não dispõe, basta ir à Loja, localizar o dito-cujo, fazer o download e então proceder à alteração. Algumas categorias podem não ter um aplicativo padrão; em sendo o caso, clique em "Escolher um padrão".

Também é possível escolher os aplicativos padrão a partir da extensão dos arquivos. Basta clicar no link Escolha os aplicativos padrão por tipo de arquivo, localizar na lista a extensão que você quer associar, clicar no ícone exibido à direita dela e selecionar a opção desejada. 

Clicando em Escolher os programas padrão por protocolo, você pode definir como o sistema vai lidar com solicitações específicas de programas gerais e dispositivos de rede como Calculadora, Twitter, Xbox, Câmera etc.

Se as mudanças causarem erros no sistema, é só clicar no botão Redefinir para que tudo volte a ser como antes no Quartel de Abrantes, ou seja, todas as personalizações que você fez serão desfeitas e substituídas pela configuração estabelecida originalmente pela Microsoft.