O IMPOSSÍVEL A GENTE FAZ NA HORA; MILAGRES DEMORAM UM POUCO MAIS...
YouTube, Gmail, Drive, Fotos, Maps, Calendário, Planilhas, Play Store e vários outros serviços do Google sofreram instabilidade e ficaram
fora do ar em diversas regiões do mundo na manhã de ontem. Curiosamente, o buscador não foi afetado pela
interrupção.
Quedas nos serviços da empresa impactam não apenas usuários
finais, mas também companhias que utilizam as plataformas e não
podem acessar seus projetos na nuvem, como no caso de instituições de ensino, que ficam sem poder se comunicar e transmitir aulas aos alunos.
Ontem, durante a instabilidade, os usuários se depararam com
diferentes mensagens de erro. No Classroom,
por exemplo, a página iniciava o carregamento e o interrompia logo em seguida.
No início deste mês, serviços do Google “caíram” para muitos usuários. A
diferença, no entanto, é que daquele vez o problema aconteceu numa sexta-feira. Antes
disso, em novembro, o YouTube ficou
fora do ar por algumas horas. Naquela oportunidade, a equipe do Google reconheceu a falha, mas informou que tudo
voltou a funcionar horas depois.
A causa da instabilidade desta segunda-feira foi uma
queda no sistema de autenticação, segundo nota da empresa enviada ao Broadcast, sistema de notícias em tempo
real do Grupo Estado. Serviços
que requerem login foram os mais afetados. Usuários no mundo todo relataram nas
redes sociais problemas de acesso ao Gmail,
YouTube, Drive, Meet e Classroom, entre outros.
Segundo o Google, os primeiros erros foram relatados às 8h47 (horário de Brasília) e persistiram até 9h32, quando o problema foi resolvido.
“Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados
e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra
novamente no futuro”, conclui a nota.