sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS... — PARTE IV

A GRANDE TRAGÉDIA DA CIÊNCIA: O MASSACRE DE UMA BELA HIPÓTESE POR PARTE DE UM HORRÍVEL FATO.

Sobre mensagens de erro, telas azuis, travamentos e reinicializações aleatórias do Windows, lembro ter escrito há muitos anos o haikai que você vê na ilustração ao lado. Muita coisa mudou desde então; problemas dessa natureza já não ocorrem com a mesma frequência que ocorriam nas edições 3.x/9x/ME do Windows. Mas isso não quer dizer que não possam ocorrer, mesmo no Win 10.

Imagine que um belo dia você liga o computador e nada acontece. Ou seu amigo eletrônico dá o boot mas empaca na tela de boas-vindas. Claro que isso não é bom. Mas é preciso ter em mente que sua prioridade deve ser recolocar o bonde nos trilhos. 

Então, a não ser que o incidente decorra de mau funcionamento do hardware, descobrir o culpado pelo descarrilamento pode ficar para depois. Primeiro, porque há grandes chances de você reiniciar o computador e tudo voltar a ser como antes no Quartel de Abrantes. Segundo, porque há um sem-número de possibilidades no âmbito do software, e explorá-las uma a uma é como treinar para louco.

Anedotas são versões jocosas de situações pitorescas pinçadas do quotidiano. Como este diálogo entre o usuário e o atendente do suporte técnico:

— Help desk assistência, posso ajudar?

— Sim, bem.... estou tendo um problema com o Word.

— Que tipo de problema?

— Bem, eu estava digitando e, de repente, todas as palavras sumiram.

— Defina “sumiram”.

— Desapareceram. Do nada. A tela está preta. Não aceita nada que eu digite.

 Você ainda está no Word ou já saiu?

— Como posso saber?

 Você vê o Prompt C: na tela?

— O que é esse 'promete-se'?

— Esquece. Você consegue mover o cursor pela tela?

— Não há cursor algum. Eu te disse, ele não aceita nada que eu digite.

Seu monitor tem um indicador de força?

— O que é monitor?

— É essa tela que parece com uma TV. Ele tem uma luzinha que diz quando está ligado?

— Não sei.

— Então olhe atrás do monitor e veja se cabo de força está conectado. Você consegue fazer isso?

— Acho que sim.

— Ótimo. Siga o cabo e me diga se ele está ligado na tomada.

— Tá, sim.

— Atrás do monitor, você reparou que existem dois cabos?

— Não.

— Mas eles estão lá. Preciso que você olhe e ache o outro cabo.

— Ok, achei...

— Siga-o e veja se ele está bem conectado na parte traseira do computador.

— Não posso!

— Você não consegue ver se está?

— Não.

— Nem mesmo se ajoelhar ou se debruçar sobre ele?

— Ah, não, tá muito escuro aqui!

— Escuro?

— Sim, a única luz que eu tenho vem da janela, lá do outro lado.

— Bom, acenda a luz então!

— Não posso.

— Por que não?

— Porque estamos sem energia.

Continua...