quinta-feira, 25 de março de 2021

SUTILEZAS DO WINDOWS 10 (CONTINUAÇÃO)

A CIÊNCIA É O MELHOR INSTRUMENTO PARA MEDIR NOSSA IGNORÂNCIA.

Prosseguindo do ponto onde paramos no post anterior, a chave de segurança é um dispositivo de hardware que pode ser usado como alternativa ao login mediante a inserção de seu nome de usuário e senha de acesso. Como ela é vinculada a seu PIN ou impressão digital, o acesso ao sistema só será autorizado mediante o fornecimento de todos os elementos exigidos para a autenticação. Para configurá-la, abra o Menu Iniciar, clique em Configurações  > Contas  > Opções de entrada > Chave de Segurança, selecione a opção Gerenciar e siga as instruções na tela.

Para evitar que abelhudos acessem seu computador quando você se ausentar (para ir ao banheiro ou tomar um café, p.ex.), uma boa ideia é bloquear a tela. Para isso, use o atalho de teclado Win + L (ou seja, pressione a tecla com o logo do Windows e a tecla L ao mesmo tempo). Quando você retornar, basta se autenticar para continuar do ponto onde parou.

O Windows pode usar dispositivos pareados com o computador para detectar quando o usuário se ausenta, e bloquear o acesso ao sistema automaticamente assim que o dispositivo em questão sair do alcance do Bluetooth. Para fazer essa configuração, clique em Iniciar > Configurações  > Contas  > Opções de entrada e, em Bloqueio dinâmico, marque a caixa de seleção Permitir que o Windows bloqueie automaticamente seu dispositivo quando você estiver ausente (para mais informações sobre esse recurso, clique aqui).

Acesse Iniciar  > Configurações  > Contas  > Opções de entrada > Exigir entrada para definir a ação que o Windows deve tomar quando você pedir para entrar novamente. Para mostrar os detalhes da sua conta na tela de entrada, siga os mesmo passos, mas, em vez de clicar em Exigir entrada, clique em Privacidade. Se você alterar a primeira configuração para Ativado, os detalhes da sua conta serão exibidos na tela de entrada.

Para concluir a configuração automaticamente após uma atualização, acesse Iniciar > Configurações  > Contas  > Opções de entrada e, em Privacidade. Se você mudar para Ativado a segunda configuração, poderá usar suas informações de entrada para concluir a configuração do dispositivo após uma atualização ou reinicialização.

Passando agora ao mote desta postagem — que é mudar a imagem de tela de bloqueio no Windows 10 —, abra o Menu Iniciar e clique em Configurações > Personalização e, no menu da esquerda, clique em Tela de bloqueio. Nas opções da Tela de bloqueio, clique na seta ao lado de Destaque do Windows, que se encontra logo abaixo da Tela de fundo. Para personalizar a tela de bloqueio, o sistema lhe permite adicionar uma imagem da sua preferência ou fazer uma apresentação de slides.

Se você preferir ter apenas uma imagem como tela de bloqueio, clique em Imagem e selecione uma das opções de paisagens que o Windows oferece (caso queira usar uma foto ou figura salva no computador, clique em Procurar). Se preferir algo mais rebuscado, digamos assim, configure uma apresentação de slides. Para isso, basta clicar em  Adicionar uma pasta e indicar uma pasta que contenha várias imagens.