terça-feira, 23 de março de 2021

SUTILEZAS DO WINDOWS 10

ANTES TER E NÃO PRECISAR USAR QUE PRECISAR USAR E NÃO TER.

Pode parecer “frescura” (e pode até ser), mas não custa saber como mudar a tela de bloqueio do Windows 10 — aquela que surge logo depois que ligamos o computador, na qual selecionamos nosso perfil (caso haja mais de um perfil cadastrado) e digitamos a senha de acesso (o Win10 oferece várias opções de login; para escolher a que melhor lhe atende, clique em Iniciar > Configurações > Contas > Opções de entrada).

Você pode fazer o logon usando sua conta de email da Microsoft ou acessar o sistema a partir de uma conta Local. Note, porém, que nem todas as configurações de hardware suportam o uso do PIN ou de Senha de Imagem, e que a senha tradicional é a única alternativa que funciona no Modo de Segurança. Note também, por ser transmitida ao servidor, a senha pode ser interceptada; daí o PIN ser mais seguro. além de não ser transmitido nem armazenado no servidor, ele é vinculado ao dispositivo em que foi gerado, o que estabelece uma relação de confiança com o provedor de identidade e cria o par de chaves assimétricas usadas na autenticação. 

Chamamos PIN (sigla de Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal, em português) a uma chave de segurança que autentica os usuários e protege suas informações, como uma senha. Trata-se de um código numérico ou alfanumérico de, no mínimo, quatro dígitos, que que valida o logon do usuário em um sem-número de situações, tais como transações bancárias, ativação de chips de telefonia móvel e desbloqueio de celulares. Em smartphones, habilitar o PIN é o primeiro passo para impedir que estranhos tenham acesso aos dados do legítimo proprietário do aparelho.

No sistema móvel Android, o PIN reforça a segurança do aparelho, impedindo pessoas não autorizadas de desbloquear a tela e acessar informações pessoais do usuário. Mesmo que o abelhudo tente reiniciar o aparelho para burlar o mecanismo de segurança, o sistema exigirá a senha, e o dispositivo não receberá chamadas, mensagens ou notificações — o que é especialmente útil no caso de celulares perdidos ou roubados.

Observação: Quando o PIN é inserido, a chave de autenticação é desbloqueada para assinar a solicitação enviada ao servidor de autenticação (para mais detalhes sobre como o Hello usa pares de chaves assimétricas para autenticação, confira Windows Hello para Empresas).

Voltando ao longo do Windows, as opções de entrada disponíveis são: 1) Rosto do Windows Hello; 2) Impressão digital do Windows Hello; 3) PIN do Windows Hello; 4) Chave de segurança; 5) Senha; 6) Senha com imagem. Se você não vir o Windows Hello em Opções de Entrada, talvez ele não esteja disponível para o seu dispositivo. Em Opções de entrada, é possível definir o tempo de ociosidade a partir do qual o computador é bloqueado automático automaticamente e se, ao retornar, o usuário terá ou não de digitar sua senha. Também é possível definir a exibição/ocultação de informações pessoais na tela de entrada e permitir ou não que o sistema use suas informações de entrada para reabrir aplicativos após uma atualização ou reinicialização.

Para alterar sua senha, abra o menu Iniciar e clique em Configurações > Contas > Opções de entrada > Senha > Alterar. Para ativar o Windows Hello, acesse Iniciar > Configurações > Contas > Opções de entrada, selecione o método do Windows Hello desejado e clique em Configurar

Quando você configura a biometria do Windows Hello, o sistema usa os dados do rosto, que são capturados da câmera; do sensor de íris ou do leitor de impressão digital, e cria uma representação dos dados que é criptografada antes de ser armazenada no dispositivo. Para remover o Windows Hello e os dados de identificação biométrica associados do dispositivo, acesse Iniciar > Configurações > Contas > Opções de entrada, selecione o método do Windows Hello que você deseja remover e clique me Remover.

Continua...