PREOCUPAR-SE COM O QUE NÃO DÁ PARA CONTROLAR É APENAS
UMA BOA FORMA DE ENLOUQUECER.
Prosseguindo do ponto onde paramos no post da última quarta-feira:
Se não houver outro computador disponível para você testar um teclado supostamente problemático, clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Solução de Problemas > Solução de problemas adicionais, role a tela até o final e clique em Teclado.
Caso o assistente não identifique o problema, tente atualizar o driver do dispositivo. Para isso, digite "Gerenciador" na caixa de pesquisa da Barra de Tarefas e selecione a opção “Gerenciador de Dispositivos".
Na lista do Gerenciador, clique na setinha ao lado de "Teclado" e dê duplo clique sobre a entrada referente ao componente problemático. Se for exibida a informação de que ele está funcionando normalmente, clique na aba Driver, depois no botão Atualizar driver e escolha uma das opções disponíveis — na primeira, o sistema usa o Windows Update para buscar atualizações disponíveis; na segunda, será preciso dispor de um arquivo de instalação com o driver (que pode ser baixado a partir do site do fabricante do teclado).
Problemas físicos e externos no teclado costumam ser visíveis. Como dito linhas acima, o teclado é um componente relativamente barato (embora haja modelos com preços de arrepiar os cabelos). Já se o dispositivo problemático for o teclado nativo (onboard) do laptop, aí a coisa muda de figura. A peça de reposição custa caro e a substituição requer expertise e ferramental especializado (afinal, os computer guys também precisam viver).
Se você plugar ao note um teclado físico externo e ele funcionar direitinho, poderá adiar a substituição até que a situação financeira permita enviar o computador para o conserto. Operar o portátil com um teclado físico proporciona maior comodidade quando o aparelho substitui o PC de mesa, só que a coisa muda de figura quando e se você precisa usar a máquina em trânsito.
Há vários tipos de teclado para computadores. Os modelos específicos para laptops são menores (alguns são até dobráveis Note que há teclados específicos para notebooks (menores que os convencionais e até dobráveis, mas costumam custar mais caro e não oferecer o mesmo conforto dos modelos padrão.
Qualquer teclado wireless ou cabeado pode ser utilizado no laptop, e o Windows conta com um teclado virtual. Para acessá-lo, clique em Iniciar > Configurações > Facilidade de Acesso > Teclado e ative o botão de alternância em Usar o teclado virtual.
Note que não é preciso ter uma tela touch para usar o teclado virtual do Windows, pois ele replica no monitor todas as teclas padrão, que você pode acionar por meio do mouse ou de outro dispositivo apontador.