NUNCA DEIXE A MÃO DIREITA SABER O QUE A MÃO ESQUERDA ESTÁ FAZENDO
As redes sociais se tornaram onipresentes. A maioria dos internautas tem conta no Facebook, no Twitter, no Instagram. No Brasil, o WhatsApp tem presença garantida em 11 de cada 10 smartphones. O detalhe — e o diabo, dizem, mora nos detalhes — é que esses serviços armazenam informações pessoais que a maioria de nós, por uma série de motivos cuja obviedade dispensa detalhar, não gostaria de ver divulgadas publicamente.
O
lado bom, por assim dizer, da história é que todas essas arapucas oferecem,
por padrão, soluções que ajudam a evitar as ações de bisbilhoteiros e
cibercriminosos. E a dupla autenticação (também conhecida como autenticação
de dois fatores ou 2FA) é uma das mais eficazes.
Conforme eu já detalhei em outras oportunidades, a dupla autenticação acrescenta uma camada a mais de segurança exigindo que o usuário informe, além do tradicional login e senha, um código numérico aleatório que geralmente é enviado por mensagem de texto (SMS). Assim, mesmo o invasor que descobrir a senha precisará também desse código e, portanto, terá de ter acesso ao smartphone da vítima, o que dificulta bastante seu "trabalho".
Para habilitar a 2FA no Facebook, acesse a página de Configurações (facebook.com/settings) e, na guia Segurança e Login, localize a seção “Autenticação de dois fatores”, onde você será orientado sobre o processo de cadastramento do número de telefone para o qual o serviço lhe enviará a mensagem de texto com tal código sempre que for necessário (se preferir, você pode usar um gerador de códigos embutido no app do próprio Facebook).
No Twitter o procedimento é bem parecido. Acesse
Configurações (twitter.com/settings)
e, em “Segurança e acesso à conta”, clique em “Segurança” e
acione a “Autenticação em duas etapas”. Você terá três opções à sua
disposição: mensagem SMS, aplicativo de autenticação e chave de segurança
física (dispositivos específicos para autenticação dupla, ainda pouco populares
no Brasil).
No Instagram, também em Configurações (instagram.com/accounts/edit),
acesse a aba “Privacidade e Segurança” e role a tela até a opção “Autenticação
de dois fatores” e a opção que lhe for mais conveniente.
Observação: O site Two Factor Auth ensina a configurar esta função em cada página web — seja ela bancária ou de redes sociais. Para mais dicas sobre senhas, acesse a página da MCAFEE ou recorra ao serviço MAKE ME A PASSWORD; para testar a segurança de suas senhas, acesse a CENTRAL DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA DA MICROSOFT ou o site HOW SECURE IS MY PASSWORD.
Continua...