Waze e Google Maps são populares, mas não são os únicos aplicativos capazes de indicar o melhor caminho entre um ponto e outro da cidade. Ainda assim, a exemplo da imagem de São Cristóvão, eles têm presença garantida no celular do taxista, do motorista de aplicativo e de quem mais se aventura pelo trânsito caótico das grandes metrópoles.
Ninguém conhece a malha viária de uma cidade como São Paulo "como a palma da mão", nem a miríade de recursos e funções oferecida por um sistema operacional complexo, como é o caso do Windows, nem tampouco sabe tudo que é possível fazer com a maioria dos aplicativos que usa em no dia a dia.
Embora não seja um sistema operacional — o que não autoriza uma comparação direta —, o WhatsApp rivaliza com o Windows no que tange à popularidade, mas poucos usuários sabem que o programinha mensageiro foi criado em 2009 por um ucraniano chamado Jan Koum, que havia comprado um iPhone e detestava perder ligações importantes quando estava em locais onde o uso de celulares não era permitido. Isso lhe deu a ideia de criar um aplicativo que exibisse o status do usuário na lista de contato dos amigos — tipo em uma ligação, com pouca bateria, etc. E assim nasceu o WhatsApp.
A princípio o software foi um fiasco retumbante, e seu desenvolvedor chegou a cogitar de descontinuá-lo. Mas então a Apple liberou as "notificações via push" no iPhone, e Koum atualizou o aplicativo, que passou a notificar os usuários sempre que seus contatos mudavam o status.
Como o programinha foi parar no colo de Mark Zuckerberg eu conto numa próxima oportunidade. Por a gora, importa dizer que o "Zap" se tornou o queridinho dos internautas, notadamente no Brasil, e vem ganhando novas funções com uma frequência cada vez maior. Você sabia, por exemplo, que ele permite que fotos e outras mídias sejam editadas pelo computador? E que as opções incluem adicionar frases, emojis, cores ou efeitos em uma imagem? Ou que o recurso "Status" permite postar uma foto, vídeo ou texto com duração de até 24 horas?
Tudo isso (e muito mais) já foi detalhado em outras postagens. Nesta, você ficará sabendo (caso ainda não saiba) que dá para iniciar novas conversas, criar grupos, silenciar chats e até pesquisar mensagens específicas usando o teclado do PC. Seguem alguns exemplos, lembrando que o sinal de adição (+) indica apenas o pressionamento conjunto das teclas e, portanto, não deve ser digitado.
Ctrl+Alt+N = Criar um novo grupo ou conversa;
Ctrl+Alt+Shift+/ (barra) = Pesquisar nas
conversas;
Ctrl+Alt+F = Pesquisar mensagens na conversa
atual;
Ctrl+Alt+E = Arquivar a conversa atual;
Ctrl+Alt+Shift+M = Silenciar a conversa atual;
Ctrl+Alt+Shift + U = Marcar como não lida a
conversa atual;
Ctrl+Alt+Backspace = Excluir a conversa atual;
Ctrl+Alt+Shift + [ (abre colchete) = Ir
para a conversa anterior;
Ctrl+Alt+Shift+] (fecha colchete) = Ir
para a próxima conversa.
Atalhos também podem ser usados para enviar emojis. Basta pressionar a tecla Tab até que a plataforma selecione o ícone de emoticons, e então pressionar Enter para abrir a aba.
Para verificar as opções,
digite Shift+Tab e Enter para selecionar. Caso esteja procurando
uma carinha específica, digite o nome do emoji (ou emoção) e Enter para selecionar
o dito-cujo. Caso queira acessar as abas de GIFs do aplicativo, mantenha a
tecla Tab pressionada depois de abrir a seleção de emojis.
Para alterar a formatação do texto, digite asterisco
(*) no início e no final do texto que deseja enviar em negrito (exemplo: *texto*),
underline (_) para aplicar itálico (exemplo: _texto_) e o til (~) para
obter o efeito tachado (exemplo: ~texto~).