segunda-feira, 25 de abril de 2022

SOBRE O MOUSE E OS PADRÕES DE COMUNICAÇÃO SEM FIO

a capacidade do brasil de nos surpreender é surpreendente. depois de o carnaval cair em abril, só falta nevar no natal.

No alvorecer da computação pessoal, os computadores não tinham disco rígido nem sistema operacional. Tampouco havia interface gráfica ou mouse. Operar os PCs de então exigia conhecimentos de programação, expertise e capacidade de memorização (para decorar centenas de comandos de prompt e digitá-los corretamente, já que qualquer letra, cifra, espaço ou caractere a mais ou a menos resultava em mensagens de erro). Mas não há nada como o tempo para passar.


GUI — sigla de Graphical User Interface, ou interface gráfica do usuário —, foi desenvolvida pela Xerox nos anos 1970 e adotada pela Apple na década de 80. O mouse surgiu nos anos 1960 (e ganhou esse “apelido” porque alguém achou o cabo que conectava o dispositivo ao computador parecido com o rabo de um camundongo), mas veio a ter utilidade prática com o advento das interfaces gráficas em sistemas e programas.   


Atualmentequalquer smartphone de entrada de linha tem mais poder de processamento do que o do pool de mainframes que a NASA usou durante o projeto Apollo. No entanto, a despeito de toda essa evolução, os principais dispositivos de entrada de dados continuam sendo o teclado e o mouse — ainda que seja possível operar o computador por voz e smartphones e tablets dispensam mouse e teclado físico (o dedo do usuário emula as funções do dispositivo apontador e a tela sensível ao toque tornou o teclado virtual padrão de mercado).


O mouse foi aprimorado ao longo dos anos, mas o modelo convencional continua mantendo as características básicas do SleekMouse (criado pela IBM), ainda os dispositivos “de esfera” foram substituídos pelos ópticos — que "fotografam" a área de varredura milhares de vezes por segundo, transportando os movimentos para a tela de forma mais precisa do que a bolinha de borracha, e proporcionando uma experiência mais confortável, tanto em games quanto em aplicações convencionais.


Vale lembrar que quase tudo o que fazemos com o mouse também pode ser feito a partir de atalhos de teclado, mas isso é assunto para uma próxima postagem. 


Continua...