A MENTIRA É UMA VERDADE QUE SE ESQUECEU DE ACONTECER.
Costuma-se dizer que é pra frente que se anda. Seria o lógico, a menos que a ideia seja retroceder ou, quem sabe, virar à esquerda ou à direita. Mas o fato é que muita gente que migrou para o Windows 11 não ficou satisfeita com a troca.
Se você não se acostumou com a nova interface, sente falta de recursos e funções disponíveis na versão anterior que não foram incorporados à atual, ou mesmo se estiver amargando perda de desempenho e/ou microtravamentos por utilizar um processador é da AMD — a empresa vem trabalhando numa solução para esses problemas, mas ainda não se sabe quando ela será disponibilizada), basta fazer o downgrade. Para isso:
Acesse o menu Configurações, selecione Sistema > Recuperação e clique em Retornar. Uma janela será aberta perguntando qual o motivo do downgrade. Selecione uma opção e clique em Avançar.
Na janela seguinte, você será convidado a fazer uma busca por atualizações do Windows 11 que possam resolver eventuais problemas. Se não quiser tentar, clique em Não, obrigado.
Outra janela se abrirá, perguntando por que você decidiu retornar ao Windows 10. Selecione uma opção e clique em Avançar e, na janela seguinte, selecione Voltar para o Windows 10. A partir daí a instalação da versão anterior deve ocorrer normalmente.
Note que esse processo não funciona se você excluiu a versão 10 do seu Windows depois do upgrade. Em sendo o caso, será preciso esperar no mínimo 10 dias (contados a partir da atualização), acessar a página oficial da Microsoft e clicar em Baixar a ferramenta agora para fazer o download da ferramenta de instalação do Windows 10.
Abra o arquivo baixado, execute-o como administrador e siga as instruções nas telas. Em algum momento será perguntado se você deseja criar uma mídia de instalação ou atualizar o computador que você está usando. Escolha atualizar o PC.
A partir daí, é só aguardar o processo de instalação ser concluído e configurar/personalizar novamente seu computador. Vale lembrar que o Win10 continuará recebendo suporte da Microsoft até outubro de 2025.
Para mais detalhes, assista a este vídeo.