sexta-feira, 7 de outubro de 2022

A PROPAGANDA É A ALMA... (CONTINUAÇÃO)

PERICULUM DULCE.

 

Ainda sobre o bloqueio de anúncios e afins no Chrome para smartphone, abra o navegador do celular e digite adssettings.google.com/authenticated na barra de endereços. 


O campo "Personalização de anúncios" mostra que a função está ativada. Para desativá-la, toque na chave azul e, na caixa de diálogo que será aberta, toque em Desativar e confirme em "Entendi". 


Repare que a chave vai mudar para a posição desligada. Para reativar os anúncios personalizados, basta tocar na chave cinza para ligá-la e deixá-la na cor azul.

 

Se os anúncios Google estiverem com a personalização ativada, é possível verificar quais são as customizações ativas na sua conta. Para isso, deslize a tela para baixo até chegar na seção "Como seus anúncios são personalizados". Para desativar uma personalização específica, selecione-a e toque em Desativar. O Google avisará que o anunciante vai ficar desativado por pelo menos 90 dias — findo esse prezo, será preciso refazer a configuração. Confirme em Desativar e repare que o item foi excluído da lista. 

 

Observação: Repita o procedimento com todas as categorias de propagandas que você quiser desativar. Para visualizar todas as personalizações de anúncios desativadas, vá até o final da lista e toque em "O que você desativou". 

 

Mais abaixo, a seção "Categorias sensíveis de anúncios no YouTube" reúne cinco temas (bebidas alcoólicas, encontros, jogos de azar, gravidez e criação de filhos e perda de peso). Para desativar anúncios de uma categoria, toque no botão "Ver menos" e confirme em Desativar. Note que a categoria passará a exibir o botão "Permitir". Se quiser voltar a ver anúncios sobre este tema sem restrições no YouTube, toque nesse botão e confirme tocando novamente em Permitir.

 

Antivírus para celular prometem proteger o sistema contra a ação de malwares, mas alguns ajudam ainda a inibir anúncios publicitários — que, além de incomodativos, podem conter códigos maliciosos. Há bem mais soluções de segurança disponíveis no Google Play que na Apple Store porque, além do código proprietário do iOS, a Apple dificulta a ação da bandidagem “obrigando” os apps a rodar em sandboxes (ou seja, cada qual tem acesso somente aos próprios dados). 

 

Entre as soluções de segurança disponíveis para iPhone, eu sugiro o Avira Free Antivírus, que checa as mensagens de email em busca de links e anexos potencialmente perigosos, mantém uma base de dados de alertas de invasão a servidores e avisa se a caixa de correio de algum contato foi comprometida (o app pode ser baixado gratuitamente tanto do site do fabricante quanto da App Store.

 

O também gratuito Lookout conta com versões para iOS e para Android. Tido como uma das melhores suítes de segurança para dispositivos móveis, ele protege o sistema contra vírus, spyware e malware, monitora a instalação de aplicativos, ajuda a fazer backups e rastreia o aparelho com uma precisão extraordinária (além de disparar um alarme tipo sirene). Para mais detalhes e download da versão para iOS, clique aqui; para o Android, clique aqui.

 

TrendMicro Mobile Security é um verdadeiro canivete suíço, tanto para iOS quanto para Android. A versão gratuita é limitada, mas cumpre o que promete. A modalidade paga acrescenta a proteção contra links de phishing, navegador seguro, bloqueador de anúncios, controle parental e muito mais. Para baixar a versão para iOS, clique aqui; para Android, clique aqui.

 

Continua...