"Tem na casa de todo mundo!" Foi com esse slogan que Valdemar Costa Neto lançou seu livro de minutas golpistas, com receitas as mais variadas de como dar um golpe de Estado. "A Polícia Federal tem sido muito injusta com o ex-ministro Anderson Torres só por ter encontrado uma minuta golpista na casa dele", reclamou o dono do PL. "Aqui na minha tem minuta no forno, na geladeira, na despensa. Na casa do Ibaneis tem minuta na churrasqueira. E lá onde o Bolsonaro tá, em Orlando, tem minuta golpista até em formato de papel higiênico. É a coisa mais normal do mundo, quem é que nunca escreveu uma minuta golpista antes?", ajuntou o ex-presidiário do mensalão.
No livro, Costa Neto ensina que a melhor forma de preparar uma minuta golpista é refogando com destroços do STF e depois temperando com nacos de quadros do pintor Di Cavalcanti. O prato também harmoniza bem com liberação do porte de armas, ataques à urna eletrônica e negacionismo de toda sorte. Mas é preciso ter cuidado: um golpe mal sucedido pode levar o comensal a mais uma obstrução intestinal.
***
Menos de um mês após os ataques aos edifícios dos Três Poderes, extremistas voltaram a ocupar a capital federal. Dessa vez, no entanto, a agressão ocorreu apenas na sede do Parlamento, onde Sérgio Moro, Damares Alves, Eduardo Pazuello, Nikolas Ferreira, Ricardo Salles e Hamilton Mourão foram empossados. O prejuízo é incalculável.
“É um grupo que trabalha de forma orquestrada”, disse uma fonte que preferiu não se identificar por medo de ter sua casa invadida por idosas White Block de Santa Catarina. "Eles usam uma tática de distrair a atenção dizendo defender a família, e quando você percebe, já estão depredando a democracia."
Apesar de terem optado por permanecer apenas nos edifícios do Congresso, é esperado que o poder de vandalismo do grupo se faça sentir no Planalto e no Supremo, a exemplo do ocorrido em 8 de janeiro. O estrago deve envolver projetos de lei e discursos contra a Amazônia, o aborto, e o SUS, além de antipetismo disfarçado de combate à corrupção.
Textos publicados originalmente em The Piauí Herald