sexta-feira, 26 de maio de 2023

5G STANDALONE: SAIBA COMO ACESSAR A NOVA REDE

A PARTE QUE IGNORAMOS É MUITO MAIOR QUE TUDO QUANTO SABEMOS.

 

Para acessar o 5G puro (standalone) é preciso que a tecnologia esteja disponível na região — de acordo com a Anatel, já são 111 municípios habilitados, entre capitais e localidades com mais de 500 mil habitantes. 


O aparelho deve ser compatível com a frequência de 3,5 GHz — há 96 smartphones capazes de operar no 5G SA, cuja velocidade pode chegar a 1 gigabit por segundo. Mas também estão à venda modelos que executam o 5G DSS — cuja velocidade é superior à do 4G, mas inferior à do 5G SA.

 

Vivo e a Claro exigem a troca do chip (SIM Card) para ter acesso ao 5G AS. Na TIM, a troca só é necessária no caso do iPhone — a Apple liberou o 5G puro para o iPhone 14 a partir da versão 16.4 do iOS. Também preciso habilitar o 5G em Ajustes > Celular > Opções de dados Celulares > Voz e Dados > 5G (note que essa opção só aparece se o aparelho for apto a rodar em 5G SA). No caso do Android, acesse Configurações > Conexões > Redes Móveis e selecione a opção 5G.

 

Nem a Vivo nem a Claro criaram planos específicos para o 5G puro, mas a TIM já oferece o Turbo 5G, com mais dados de internet e pacote específico para streaming. Quem não aderir ao pacote navega na rede NSA (non standalone), que tem a mesma velocidade da rede standalone — a diferença é latência (tempo de resposta entre clicar e a página completar o carregamento), que é de 30 milissegundos no NSA e entre 6 a 10 milissegundos no 5G SA.

 

Fonte: O Globo