sexta-feira, 9 de junho de 2023

ENTRE OS SACIS E AS FADAS...

O MAL É UM PONTO DE VISTA.

 

A exemplo dos lobisomens (assunto do capítulo anterior), os vampiros — de vampir, que significa "demônio" ou "espírito maligno" — têm presença garantida no folclore de diversos países. No geral, eles são descritos como seres de olhos vermelhos e presas afiadas, que voltam do reino dos mortos para sugar o sangue dos vivos. 


No livro "Drácula" (1897) Bram Stoker baseou seu personagem no príncipe Vlad Drakul, cujo sobrenome romeno era Dracuela (filho do dragão), e retratou-o como um nobre cativante, mas dotado de força extraordinária e capaz de se transformar em morcego e hipnotizar suas vítimas. Hollywood criou mortos-vivos menos aterrorizantes — como os da saga Crepúsculo —, mas igualmente perigosos.

 

Reza a lenda que vampiros não geram reflexos devido a sua notória aversão à luz, que dormem durante o dia em seus caixões (já que a luz do sol pode matá-los) e que têm aversão a alho, crucifixos e água benta. Para eliminá-los, é preciso abrir o esquife e enfiar uma estaca de madeira no coração da criatura.

 

Pessoas que sofrem de Porfiria — também chamada de doença do Drácula — têm alta sensibilidade a luz e, ainda que não bebam sangue, seus dentes ficam manchados, causando a impressão de que beberam. No entanto, o que não falta e gente com vontades estranhas, inclusive de beber sangue, e comunidades na Web de pessoas que acreditam ser vampiros. Só não sei se essas pessoas dormem em caixões (aliás, se o vampiro está morto, por que precisaria dormir?). 

 

Existem criaturas hematófagas, como carrapatos, mosquitos, sanguessugas e até alguns peixes e aves. Os morcegos vampiros se alimentam exclusivamente de sangue de vertebrados. Eles vivem em fendas, cavernas, árvores e construções em colônias de que abrigam cerca de 100 indivíduos. Os sensores térmicos que eles têm no nariz facilitam a localização de uma veia próxima da pele, e seus dentes incisivos alcançam-na rapidamente. Sua saliva anestesia o local da mordida e evita a coagulação do sangue, já que uma refeição completa pode levar até 20 minutos. Como os demais morcegos, eles podem viver até 20 anos.

Na mitologia egípcia, Anúbis, o guardião do mundo dos mortos, conduzia a alma dos falecidos. No julgamento, o coração era pesado numa balança juntamente com a Pena da Verdade; se pesasse mais, o finado era devorado por Ammit; se fosse mais leve, ele teria acesso ao paraíso ou sua alma voltaria ao corpo. De acordo com o Livro dos Mortos, se a alma não recebesse uma oferenda, ela voltaria para o corpo a fim de encontrar alimento (sangue). Não se sabe ao certo a origem desse mito, mas alguns autores sugerem que os vampiros surgiram no Antigo Egito como "demônios" que teriam sido convocado para este mundo, vindos de outro.  

Continua...