Segundo relatório divulgado em julho deste ano, o governo dos EUA examina 510 informes de avistamentos de OVNIs (mais que o triplo do número registrado no ano anterior). O documento acrescenta que voltaram a ser examinados 119 casos arquivados nos últimos 17 anos, e que a maioria dos novos relatos provém de pilotos da Marinha e da Força Aérea norte-americana.
Cerca de 200 relatos envolvem balões, drones ou a chamada "desordem aérea" (que inclui pássaros, fenômenos meteorológicos e sacolas plásticas no ar), mas outros não têm explicação, e é neles que o Pentágono, as agências de Inteligência e a NASA concentram suas análises — não por temor de que se trate de naves extraterrestres, mas de tecnologia espiã desconhecida.
O relatório foi elaborado depois de anos de pressões do Congresso para que as cúpulas militar e de Inteligência levassem a sério os OVNIs (sigla para "objetos voadores não identificados"). Em 2020, o Departamento de Defesa dos EUA publicou um vídeo (gravado por pilotos da Marinha) que exibe objetos movendo-se a velocidades incríveis, girando e desaparecendo misteriosamente.
Os avistamentos não ocorrem apenas em locais remotos e predominantemente rurais. Experiências ufológicas, incluindo as que envolvem abduções (quando as pessoas são levadas para experimentos no interior dos discos voadores), já foram relatadas por famosos nacionais e internacionais. A cantora, compositora e atriz norte-americana Miley Cyrus, por exemplo, disse em entrevista à Interview Magazine que foi perseguida por "um grande limpa-neve voador" enquanto dirigia por uma estrada da Califórnia, e que fez contato visual com "algo que ela não conseguia entender".
Observação: Segundo a Ufologia, experiências como essa são consideradas "contatos de segundo grau" (mais detalhes nesta postagem).
A atriz e apresentadora Demi Lovato relatou que foi abduzida por extraterrestres. Na série Unidentified com Demi Lovato, ela é apresentada a experiências de pessoas supostamente abduzidas que, mediante sessões de regressão hipnótica, descrevem programas de hibridização de fetos entre humanos e alienígenas, por exemplo. Mesmo com os relatos citados na série, Demi afirma que os "médicos da luz" são pacíficos e têm a missão de salvar o planeta Terra.
O comediante e boxeador Whinderson Nunes relatou no Twitter o avistamento de um objeto que "não parecia um drone, nem helicóptero, nem avião, tinha uma trajetória estranha ". A modelo brasileira Isabeli Fontana, que se considera sensitiva e fez vigílias ufológicas no passado, em Limeira, relatou uma experiência inusitada durante a gravidez de seu primogênito. Fábio Jr., em entrevista para a IstoÉ, contou que avistou duas naves pairando sobre seu carro.
Embora o formato de disco seja o mais comum, existem OVNIs no formato de charuto, triangulares e até piramidais. Os objetos capazes de se mover em lagos e oceanos, como os relatados por militares da Marinha de diversos países, são chamados de OSNIs — sigla para "Objetos Submarinos Não Identificados").
O Brasil coleciona dezenas de avistamentos massivos de OVNIs. Entre os casos mais famosos estão os de Varginha, da Ilha de Colares — palco da Operação Prato —, o Caso Trindade e a chamada Noite Oficial dos Ovnis, quando caças brasileiros foram acionados para perseguir objetos voadores que apareciam e desapareciam misteriosamente dos radares.
Continua...