quinta-feira, 28 de março de 2024

DE VOLTA AO BIG BANG ETC. — CONTINUAÇÃO

NEM TODAS AS VERDADES SÃO PARA TODOS OS OUVIDOS E NEM TODAS AS MENTIRAS PODEM SER RECONHECIDAS COMO TAIS.

Governos devem se preocupar com os preços dos alimentos, mesmo que essa preocupação se deva à queda da popularidade do presidente. O empenho de Lula em tentar conter a carestia geral, que visa reduzir danos pessoais.  pode melhorar as coisas, mas não resolve o problema, já que a perda de prestígio do presidente não se deve unicamente a questões econômicas. 
Nos dois reinados anteriores, as pesquisas qualitativas captavam na seguinte resposta um dos — senão o principal — motivos do sucesso de público: "Os alimentos estão baratos". Mas  nos tempos de antanho o petista tinha a vida facilitada pelo ambiente internacional e, internamente, por uma de punhos de seda. Lidar com a meiguice do PSDB de Fernando Henrique — o vilão que lhe deixou a suposta herança bendita — era pinto diante da ferocidade da extrema-direita bolsonarista troglodita. 
Lula sem filtro sempre existiu; o que mudou foi o grau de tolerância com a personagem que, para piorar, acrescentou ressentimento e adicionou doses cavalares de onipotência a seu desempenho. Sendo ele quem é, não se espera expiação pública, mas seria conveniente que, em suas conversas com o travesseiro, reconhecesse que o ego entumecido e a língua sem tramela têm culpa nesse cartório. Em não o fazendo, corre o risco de ficar prisioneiro das garras do autoengano e ver seu tão sonhado quarto mandato cair da ponte que partiu.

Diferentemente dos buracos negros, que, como vimos, já foram observados e fotografados, os buracos brancos carecem de comprovação científica. Supõe-se que eles sejam regiões do espaço-tempo e da singularidade que funcionam de maneira oposta à dos buracos negros. Se nem a luz escapa de um buraco negro, nada entra num buraco branco, e de onde nada entra, nada pode sair. Mas a astrofísica está longe de ser uma ciência exata, e é justamente essa característica que a torna tão cativante.
 
Muitos astrofísicos sustentam que o buraco branco é uma espécie de regressão no tempo de um buraco negro, e que a singularidade que originou o Big Bang é o melhor exemplo disso. Mas há quem diga que esses "buracos negros invertidos" nunca foram observados de fato e, portanto, não existem — a esta altura vale lembrar Carl Sagan: "A ausência de evidências não é evidência de ausência". 
 
Se um buraco negro "engole" tudo que se aproxima de seu horizonte de eventos em um universo, um buraco branco "vomita" essa matéria em outro universo. Assim, se a matéria do Big Bang for mesmo aquilo que um buraco negro de outro universo engoliu, e que a informação dessa matéria não se perdeu, a existência de universos paralelos é viável à luz da entropia, até porque a energia escura é na verdade a força com que um buraco branco despejou a matéria do outro lado da singularidade, gerando um novo universo.
 
Observação: A maior parte da energia no universo é composta por matéria escura e energia escura, sendo esta última a responsável por cerca de 70% da energia total e pela aceleração da expansão cósmica. 
 
entropia é uma grandeza da termodinâmica que mede a evolução dos sistemas de um estado de ordem para desordem. No que tange à passagem de tempo, ela não só explica as mudanças quânticas de um sistema como comprova o próprio tempo como fisicamente real. Em tese, é impossível revertê-la, pois a desordem das partículas aumenta progressivamente num processo unidirecional. 

Da mesma forma que um cubo de gelo não pode "recongelar" dentro de um copo, não se pode voltar no tempo, pois as coisas vão de um estado organizado para um estado desordenado conforme o tempo avança. Isso significa que podemos explicar o passado com as informações em um sistema, mas não podemos prever o futuro, já que, em tese (*), a entropia sempre aumenta e o tempo sempre segue adiante. 
 
(*) Se a quantidade de entropia produzida em um evento for suficientemente pequena, ela pode reverter o tempo, já que o princípio da superposição quântica admite dois estados sobrepostos em um sistema (como na teoria do Gato de Schrödinger). Via de regra, o tempo é um parâmetro sempre crescente, mas, aplicado às setas do tempo, essa teoria sugere que os sistemas quânticos podem evoluir simultaneamente em ambas as direções temporais.
 
A possibilidade de voltar no tempo nos leva de volta (sem trocadilho) aos buracos de minhoca, que, como foi dito em outras postagens, são uma espécie de túnel que interliga dois pontos no espaço-tempo. Teoricamente, isso permitiria que uma espaçonave entrasse por uma boca e saísse pela outra logo depois, ou seja, que percorresse milhares de anos-luz em minutos e chegasse a galáxias diferentes, neste ou em outro universo, no presente ou em outro ponto da linha do tempo.

Ao contrário dos buracos negros — cuja existência já foi comprovada —, os buracos de minhoca permanecem no campo das teorias. Mas se eles forem tão comuns quanto as estrelas e possuírem entradas com raios entre 100 e 10 milhões de quilômetros, como acreditam alguns astrofísicos, detectá-los é apenas uma questão de tempo. 
 
Continua...