sexta-feira, 29 de março de 2024

MALES QUE VÊM PARA PIOR



Enquanto os sábios aprendem com os erros alheios e os tolos com os próprios, os brasileiros repetem os mesmos erros esperando obter resultados diferentes — o que é burrice, pois o Teorema do Macaco Infinito não orna com eleições bienais.
 
Em dois momentos distintos da ditadura, o "rei" Pelé e o "presidente" Figueiredo alertaram para o risco de misturar brasileiros com urnas em pleitos presidenciais, e o tempo provou que eles estavam certos. Talvez pelo fato de o Criador ter cedido à pressão da oposição, a maioria lobotomizada do eleitorado tupiniquim obriga sistematicamente a minoria pensante a escolher o "menos pior" de seus bandidos de estimação. E galinhas criarão dentes antes que essa récua perceba que políticos não devem serem endeusados, mas cobrados, e defenestrados se mijarem fora do penico.
 
Falando em penico (já que a merda é sempre a mesma, o que mudam são as moscas), um pedido de vista do partido Novo adiou a votação do parecer do relator Darci de Matos, favorável à manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão. O imperador da Câmara — fidelíssimo cumpridor do regulamento da Casa quando lhe convém — determinou que a votação só seja retomada após as duas próximas sessões. Graças à Semana Santa, o adiamento dará tempo para a "fervura baixar", aumentando as chances de soltura do encrencado (para que a prisão seja mantida é preciso que pelo menos 257 dos 513 deputados votem nesse sentido). 
 
Os dicionários definem "apatifar" como "tornar-se um patife", "virar um canalha", "aviltar-se". A Câmara se apatifará se oferecer proteção ao deputado que, segundo a PF, foi um dos mentores do assassinato da vereadora Marielle Franco. Como se apatifou no caso da deputada Flordelis dos Santos, que foi acusada de mandar matar o marido em junho de 2019, mas só foi presa em agosto de 2021, dois dias depois que seu mandato foi cassado (em novembro de 2022, ela sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues foram condenadas a 50 anos e 28 dias de prisão).
 
Eduardo Bolsonaro — também conhecido como o fritador de hambúrgueres que quase virou embaixador — publicou 9 posts no X (antigo Twitter) e outros 5 stories no Instagram relacionados à hospedagem do pai na embaixada húngara. Esgrimindo o típico discurso bolsonarista sobre perseguição da imprensa, o filho do pai afirmou que não houve nenhum indício suspeito na tal "visita diplomática", argumentou que qualquer fala de "fugir" para embaixada beira a insanidade, ponderou que ele retornou espontaneamente dos EUA (onde passou três meses homiziado na cueca do Pateta após a derrota nas urnas) e da Argentina (onde foi prestigiar a posse Milei). 

Observação: 
Zero três chegou mesmo ao absurdo de insinuar o envolvimento da CIA em uma suposta conspiração para incriminar o ex-presidente e a atribuir as denúncias a um "jornal esquerdista" (referindo-se ao New York Times, que é dos mais influentes jornais do mundo). Zero um compartilhou dois posts de outras contas no Instagram em defesa do ex-presidente, disse que não tinha conhecimento da estada do pai na embaixada até segunda-feira, embora Bolsonaro tenha dito a aliados que seus filhos sabiam que ele estava no local. Prova disso é que Zero dois chegou a visitá-lo na embaixada porque, segundo ele, "não frequenta a casa do pai em Brasília devido a uma questão pessoal" (o vereador e a madrasta Michelle não se bicam). 
 
Rui Barbosa ensinou que a força do direito supera o direito da força. As duas noites que Bolsonaro passou sob a asa do embaixador húngaro seriam um bom pretexto para uma exibição de força de "Xandão", mas o ministro preferiu fortalecer os inquéritos que conduz evitando presentear o investigado com um mandado de prisão preventiva. Ao se deixar flagrar pelas câmeras de segurança da embaixada, o encrencado como que soprou uma língua de sogra na cara de "seu algoz". Nem Freud explica. 
 
Moraes deu prazo de 48 horas para a defesa de Bolsonaro explicar o inexplicável. Por meio de nota, seus advogados já haviam pedido ao Brasil e ao STF que se fizessem de bobos pelo bem de seu cliente. Mais adiante, elaboraram a resposta alegando que não havia receio de prisão e, portanto, seria "ilógico" supor que ele se abrigou na embaixada em busca de asilo. 

Não se pode deixar de admirar o talento dos nobres causídicos para ajustar a realidade às conveniências processuais. Na resposta requerida por Moraes, eles trataram o episódio como um fato volúvel e se esforçaram para demonstrar como é injusto sujeitar uma nação inteira ao óbvio sem que Bolsonaro possa reagir. 

Em 2019, quando estava na bica de escolher o seu primeiro procurador-geral, o então presidente deu de ombros para a autonomia constitucional do Ministério Público. Comparando sua gestão a um jogo de xadrez, declarou que o PGR seria a dama — a peça mais poderosa do tabuleiro, pois pode se movimentar em todas as direções — e que ele, Bolsonaro, o rei — a peça mais importante, porque perdê-lo significa ser derrotado no jogo. 

Escolhendo Augusto Aras, o então mandatário se blindou por quatro anos; destronado, está nas mãos de Paulo Gonet — escolhido por Lula e aprovado no Senado com o apoio da bancada bolsonarista —, cujo comportamento "anti-Aras" revela rara sintonia com Alexandre de MoraesNo episódio em tela, Gonet pode fazer quase tudo, exceto papel de bobo. Qualquer cidadão pode se refugiar numa embaixada e requisitar asilo político a um ditador amigo. A questão é que, diante de um esboço tão nítido da rota de fuga de um investigado, nem a PGR nem o Supremo têm direito à inércia. 
 
Moraes mandou dizer resolverá o que fazer depois de receber o parecer de GonetA aleivosia dos advogados de Bolsonaro não alivia sua situação penal, mas a versão segundo a qual ele não teria motivos para "suspeitar minimamente" de que Moraes poderia mandar prendê-lo ajuda a melhorar sua autoestima, e o lero-lero de que dormiu duas noites numa embaixada que fica a 20 minutos de sua casa "apenas para manter contatos com autoridades húngaras" leva paz de espírito a sua alma. Resta saber o ministro vai endossar a linha que ignora o óbvio ou enxergar as explicações sobre a hospedagem como um cutucão da defesa com o pé, para ver se ele morde. 

Bolsonaro demora a perceber que, por mal de seus pecados, a realidade que ele nega tornou-se o único lugar onde se pode conseguir uma tornozeleira eletrônica ou um mandado de prisão preventiva. A prisão seria um presente, pois reforçaria a pose vitimista que o "mito" vende e seus devotos compram alegremente. Conviria ao Supremo converter-se momentaneamente numa espécie de centro terapêutico para tratá-lo de suas loucuras. Mais adiante, quando vier a condenação, a ordem de prisão não seria vista como abuso de poder, mas como uma espécie de cura: encrencados como Bolsonaro não são presos; eles têm alta.
 
Voltando ao caso dos fugitivos de Mossoró, não seria preciso gastar rios de dinheiro (mais de R$ 6 milhões) e mobilizar centenas de policiais durante mais de um mês na tentativa (até agora inexitosa) de recapturá-los se criminosos de alta periculosidade nitidamente irrecuperáveis fossem sentenciados a comer capim pela raiz na chácara do vigário. Até onde se sabe, não há nenhum caso documentado de defunto que fugiu da cova.
 
Triste Brasil.