domingo, 31 de março de 2024

HORA DA FAXINA

NÃO VIVA PARA QUE SUA PRESENÇA SEJA NOTADA, MAS PARA QUE SUA FALTA SEJA SENTIDA.


Burros velhos não aprendem truques novos nem pessoas se transformam no que não são, mas um relógio parado exibe a hora certa duas vezes por dia. Lula acerta ao dar respaldo a Nísia Trindade contra o apetite de governistas e oposicionistas que pretendem derrubá-la para tomar posse da poderosa estrutura do Ministério da Saúde, mas é evidente que ela não tem os atributos exigidos pelo cargo, não conhece os meandros da malandragem de certos congressistas e tampouco se enquadra no perfil do enfrentamento bruto necessário, por exemplo, no caso dos hospitais federais do Rio de Janeiro, dominados por máfias políticas há anos, entra governo, sai governo.

Ricardo Lewandowski também deixa patente a desarmonia como o cargo de ministro da Justiça ao anunciar a homologação de delação premiada feita pelo Supremo como se fosse um feito do governo Lula, e ao dizer que a operação de busca pelos fugitivos de Mossoró "está se desenvolvendo com êxito" (passados mais de 40 dias e gastos quase mais de R$ 6 milhões, o paradeiro dos criminosos continua incerto e não sabido).
Caberia ao presidente combinar melhor os atributos dos escolhidos às funções a serem por eles exercidas.

Falta de memória física (RAM) no PC se resolve com um upgrade, e falta de memória de massa, com a instalação de um segundo HDD/SSD (ou a troca do componente por um modelo de maior capacidade). O smartphone é um microcomputador ultraportátil, mas o upgrade de RAM não é possível e não são todos os aparelhos que suportam cartões de memória.

Quando dinheiro não é problema, nada melhor que ter o melhor. Em épocas de vacas magras, celulares com 24GB de RAM e 1TB de armazenamento interno são para poucos. Convém fugir de aparelhos com menos de 6GB/128GB, embora você possa economizar algum dinheiro comprando um modelo com 64GB de ampliando esse espaço com um microSD, microSDHC ou microSDXC (lembrando que isso não se aplica ao iPhone, que nem todo celular Android suporta cartão de memória).

Se trocar seu aparelho por um modelo de configuração mais robusta não está nos seus planos (ou não cabe no seu bolso), desinstale os aplicativos inúteis ou pouco usados. Embora seja possível arrasta o app em questão até a página inicial e removê-lo tocando em Desinstalar, eu recomendo acessar as Configurações, ir até Aplicativos, selecionar o app, tocar em Informações do app e em Desinstalar. Adicionalmente:
 
1 — Toque em Configurações > Armazenamento > Dados em cache e confirme a limpeza dos caches dos aplicativos.
 
2 — Se você tem um Cartão SD, toque em Configurações > Armazenamento > Armazenamento interno > Aplicativos e mova os apps para o cartão.
 
3 — Apague emails, SMS e mensagens de WhatsApp.
 
4 — Cheque sua galeria de fotos e vídeos e exclua tudo que for desnecessário.
 
5 — Limpe arquivos temporários e de download e use serviços de armazenamento em nuvem. 
 
6 — Para reduzir o tamanho dos aplicativos em até 60%, toque em Configurações > Aplicativos > Google Play Store, toque na sua foto de perfil, selecione Configurações e, na aba Geral, habilite a opção Arquivar apps automaticamente. 
  
Files do Google ajuda a organizar o armazenamento oferecendo sugestões de limpeza. Basta tocar em Configurações > Aplicativos, localizar o app e explorar as possibilidades. Para facilitar, toque em Configurações (no canto superior esquerdo da tela), ative a opção Mostrar arquivos ocultos, selecione Dispositivos de armazenamento e, em Armazenamento interno, localizar a pasta FilesByGoogleTrash, toque nos três pontinhos e em Excluir permanentemente.
 
Google Keep funciona através de notas, listas, fotos e áudios e é sincronizado com o Google Drive, que pode ficar lotado com o passar do tempo. Para excluir notas antigas e limpar a lixeira, abra o Google Keep, toque nos três pontinhos, depois em Lixeira, novamente nos três pontinhos e, no campo superior direito da tela, na opção Esvaziar lixeira
 
ObservaçãoAparelhos Samsung vêm com menos aplicativos do Google pré-instalados porque a fabricante embala seu próprio pacote de apps, entre os quais o navegador Samsung (que substitui o Chrome) o teclado Samsung (que substitui o Gboard) e o Samsung Notes (que substitui o Google Keep).
 
WhatsApp é um grande consumidor de espaço. Recomendo fazer backups regulares e uma faxina de tempos em tempos. Basta abrir o app, tocar nos três pontinhos > Armazenamento de dados > Gerenciar armazenamento, analisar o consumo de espaço, abrir a conversa que está consumindo muito espaço e se livrar dos itens desnecessários. (Alternativamente, toque no ícone dos três pontinhos, depois em Mais e em Limpar conversa.)

Android permite apagar o cache dos aplicativos individualmente — o cache é uma área da memória destinada a armazenar arquivos temporários. Em tese, o acesso aos arquivos a partir do cache agiliza a execução dos apps, mas na prática o desempenho do aparelho tende a se degradar conforme esse espaço vai sendo ocupado. 

O gerenciamento do cache foi otimizado ao longo das edições do Android, o que, em tese, dispensaria limpezas frequentes. Mas também nesse caso teoria e prática não andam de mãos dadas. Então:
 
1 — Toque no ícone da engrenagem (Configurações);

2 — Selecione a opção Armazenamento;

3 — Toque em Interno (ou em Armazenamento interno compartilhado, se você tem um SD Card que amplia a memória interna do seu aparelho);

4 — Selecione Dados em cache e aguarde o cálculo ser concluído para saber o montante do espaço utilizado;

5 — Na telinha que pergunta Limpar os dados em cache?, toque em OK e para confirmar a exclusão dos dados (não é preciso reiniciar o telefone).
 
Esse processo apaga os dados em cache de todos os aplicativos. Para limitá-lo a um app específico, abra as configurações do Android, selecione Aplicativos (ou Gerenciar aplicativos), filtre por Todos os aplicativos para localizar o app desejado, selecione-o e toque em Armazenamento

Observação: Limpar dados apaga todos os arquivos do aplicativo (tais como músicas, fotos, bancos de dados, configurações, etc.); Limpar cache produz o mesmo efeito, mas somente sobre os arquivos em cache referentes ao app selecionado.
 
Caso ache esse procedimento muito trabalhoso e seu antivírus não se oferecer para fazer a limpeza (a maioria funciona também como ferramenta de manutenção), instale uma ferramenta dedicada 
— como o CCleaner ou o Clean Master, que podem ser baixados do Google Play Store.