quinta-feira, 28 de novembro de 2024

BLACK FRIDAY

NÃO CONPRE O SUPÉRFLUO PARA NÃO PRECISAR VENDER O NECESSÁRIO. 

A Black Friday surgiu na Filadélfia (EUA), nos anos 1960, e chegou ao Brasil em 2010, inicialmente no comércio online. Não demorou, porém, para a "mega promoção" se estender às lojas físicas e virar uma das datas mais importantes do varejo, ao lado do Natal e do Dia das Mães

Tanto na versão americana quanto na brasileira, o evento acontece no dia seguinte ao Thanksgiving — feriado que, nos EUA, ocorre na quarta quinta-feira de novembro. 

O termo "Black Friday" foi cunhado por policiais da Filadélfia, que precisavam lidar com o trânsito caótico e tumultos nas lojas após o feriado de ação de graças e antes do jogo Army-Navy, e foi adotado pelos comerciantes para aludir ao dia em que as vendas saíam do vermelho graças a descontos que chegavam a até 80%.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Bolsonaro recebeu defesa morna de aliados. A mobilização foi considerada protocolar por um de seus asseclas: “Para fingir que se importam”. No Xwitter, 23 dos 93 deputados federais do PL criticaram o indiciamento nas 24 horas seguintes ao caso  alguns de forma genérica, sem sequer uma menção ao ex-presidente. No Instagram, outros 43 parlamentares da sigla também o apoiaram, a maioria sem grande ênfase. Um congressista da legenda avalia que metade do grupo bolsonarista do PL – estimado em dois terços dos parlamentares – está disposta a romper com o ex-presidente se surgir uma liderança forte para enfrentar o PT em 2026. 
Bolsonaro sabe o que o aguarda. Nas redes sociais, a coreografia vitimista alimenta o conspiracionismo da perseguição, mote do comício hipertrofiado do "mito. No banco dos réus, a encenação não terá serventia. Seu discurso sempre passa pela tese segundo a qual, como nada foi feito, nada é criminoso. Como Lula não tinha tomado posse, nada poderia ser considerado como tentativa de golpe. Isso é uma grande falácia, porque poder constituído é o poder eleito. Havia uma eleição, a proclamação do resultado e a diplomação do eleito. Algo pode estar mais constituído do que isso?
Ficaram instantaneamente gastas as alegações de inocência. O inquérito expõe a anatomia da tentativa de golpe da reunião na qual o então presidente instou seu ministério, em julho de 2022, a disseminar inverdades sobre a lisura das urnas, até o mapeamento dos encontros em que ele informado do Plano Copa 2022 e da operação "Punhal Verde e Amarelo". Recolheram-se evidências de que o golpe "não se consumou em razão de circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro": os comandantes do Exército e da Aeronáutica se negaram a participar do golpe; somente o comandante da Marinha aderiu. Faltou tropa. 
Cabe ao procurador-geral Paulo Gonet converter os indiciamentos em denúncias e ao STF, converter em réus os (por enquanto) 37 denunciados .
O inquérito da PF caiu sobre a biografia do capetão com o peso de uma lápide. Vade retro, Satanás!
 
No Brasil, a Black Friday ganhou a alcunha de "Black Fraude" porque comerciantes adeptos da Lei de Gerson inflam os preços antes de aplicar os "descontos" — donde o apelido jocoso de  e o slogan pejorativo "tudo pela metade do dobro do preço". Ainda assim é possível economizar, seja nas compras online, seja nas lojas físicas. 

Observação: e-commerce evita filas e multidões, mas dá margem a atrasos na entrega, entre outros dissabores. E só nas compras presenciais é possível manusear os produtos, experimentar as roupas e, em alguns casos, negociar descontos adicionais com os vendedores.

 

Sites como Buscapé e Bondfaro ajudam a poupar tempo, combustível e sola de sapato. Mas é importante checar se o site da loja possui certificação de segurança SSL (Secure Sockets Layer), evitar transações em computadores públicos e em redes Wi-Fi "públicas", fugir de ofertas "milagrosas" (a maioria é phishing) e desconfiar de lojas sem CGC, endereço físico ou telefone de contato.

 

site oficial da Black Friday lista as lojas participantes, mas convém conferir a reputação dos vendedores e os comentários de outros consumidores em portais como o Mercado Livre. Ainda que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor assegure o direito de arrependimento em até 7 dias após o recebimento de uma compra online, recomenda-se evitar compras por impulso, comparar preços, prazos e políticas de troca entre diferentes lojas, considerar o valor do frete nas compras online e pechinchar nas presenciais.
 
A menos que sejam parceladas pela loja, as compras com cartão devem ser consideradas pagamento à vista — cobrar a mais no crédito fere o inciso V do art. 39 do CDC. O boleto bancário depende de compensação e pode atrasar a entrega, e pagamentos com cartão de débito devem ser evitados nas compras online. Desconto adicional para pagamento por Pix é um atrativo, mas somente se a empresa for confiável. Evite salvar os números do cartão de crédito em dispositivos ou navegadores, mesmo que sejam considerados seguros. Se possível, gere um cartão de crédito virtual, que funciona uma única vez (ou durante um tempo pré-definido, já que as regras variam de uma operadora para outra). 


Boas compras!