A escada do preço da carne perdeu fôlego, mas picanha, maminha, miolo de alcatra e contrafilé continuam custando caro. E o fato de sobrar mês no fim do salário da maioria dos brasileiros implica mudar a periodicidade do tradicional churrasquinho dominical para quinzenal ou mensal. Como cada mês tem quatro semanas, há que encontrar alternativas para os outros três domingos, e ter carne moída na geladeira é como ter a mão cheia de coringas num jogo de canastra.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
A arruaça dos amotinados bolsonaristas no Congresso, notadamente na Câmara, não é um episódio que se pode considerar superado, a despeito da retomada dos trabalhos depois de 30 horas de ensaio de insurreição. Isso porque a celebração da violência é um método da ala radical da oposição que evocou no Parlamento o ocorrido no acampamento defronte ao QG do Exército, do qual partiram as hordas para a "festa da Selma" em 8 de janeiro de 2023.
Nunca se viu nada em tal dimensão nas dependências do Legislativo. Numa proporção menor, o PT tentou ocupar a Mesa no Senado durante o governo Temer, para impedir a aprovação de reforma trabalhista. Não conseguiu, assim como os rebeldes de agora não conseguirão alterar o julgamento do rascunho do mapa do inferno no STF, aprovar anistia ampla, impichar Xandão nem fazer com que os presidentes da Câmara e do Senado se submetam às suas exigências. E se é possível dizer que não passarão, também é factível supor que continuarão a adotar a rotina de agressões, pois a natureza dessa choldra é a antítese do que se tem como essência da atividade política: o respeito às regras do jogo.
Motta e Alcolumbre têm diante de si o desafio de lidar com a ala de seus comandados cuja prática é a da provocação ilimitada. O emprego da força, prudentemente evitado na noite de quarta-feira, daria a eles pretexto para atuar no mesmo diapasão. A condescendência tampouco se configura um caminho aceitável, pois abre espaço a novas tentativas de sublevação. Dito isso, a vitória só se dará quando — e se — a maioria compreender que a defesa da instituição exige relegar a banda podre ao isolamento.
Não estou sugerindo assar hambúrgueres na churrasqueira — como nos "backyard barbecue" dos americanos. Os sobrinhos do Tio Sam adquiriram esse hábito no pós-guerra, quando as famílias passaram a fazer reuniões informais no quintal de casa. Chamar isso de churrasco é quase uma heresia, mas o hambúrguer, que já era um ícone nacional, tornou-se a estrela da festa.
Carnes "de primeira" — filé-mignon, contrafilé, alcatra, picanha etc. — e "de segunda" — peito, braço, acém, paleta etc. — têm o mesmo valor proteico. No entanto, a maciez, a suculência e o sabor dependem da quantidade de gordura e do trabalho muscular realizado pela região do boi de onde o corte é tirado. Isso significa que cortes do dianteiro da rês tendem a ser mais duros e fibrosos, e os do traseiro, mais macios, suculentos e saborosos.
Em um churrasco como manda o figurino, maciez, suculência e sabor são fundamentais, mas o aumento do preço das carnes nobres nos dá arrepios só de pensar em acender o braseiro. Você pode substituir picanha por maminha ou fraldinha (detalhes no post de 11 de maio), ou mesmo por contrafilé, que funciona bem tanto na grelha quanto no forno ou em bifes — mas não espere uma economia muito significativa.
Voltando ao nosso "coringa", você economiza alguns reais moendo miolo de acém, paleta, braço e outras carnes "de segunda" e caprichando no tempero — como dizia meu tio-avô, "com azeite é bom a gente come até capim". Mas steak tartare e quibe cru pedem filé mignon, alcatra ou patinho.
Também conhecido como filé tártaro, o steak tartare é uma receita à base de carne crua, que pode se servida como aperitivo, entrada ou refeição principal. Resolvi republicá-la neste domingo, Dia dos Pais, em homenagem ao meu saudoso progenitor, que me apresentou essa delícia nos anos 1960. Para uma porção individual, você vai precisar de:
— 150g de filé-mignon moído ou picada na ponta faca;
— 1 colher (sobremesa) de cebola ralada;
— 1 colher (café) de alcaparras (que você pode substituir por azeitonas verdes picadas);
— 2 colheres (chá) de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picado;
— 1 colher (chá) de molho inglês;
— 1 colher (sopa) de mostarda;
— Suco de 1 limão (taiti ou siciliano);
— 1 gema de ovo;
— Azeite de oliva extravirgem para regar e sal, pimenta do reino, pimenta caiena e molho tabasco para temperar.
Passe a carne duas vezes pelo moedor (ou corte-a em tirinhas, sempre contra o sentido das fibras, e pique com a ponta de uma faca bem afiada).
Junte a cebola ralada, a salsinha e a cebolinha picadas, regue com um fio de azeite, adicione o sal e misture gentilmente (usando as mãos ou uma colher de pau).
Faça uma "bola" com a carne, coloque-a num prato, achate com a mão até formar um "hamburgão" e pressione o centro com o polegar, para criar a concavidade que você vai acomodar a gema do ovo (crua, segundo a receita original, mas você pode cozinhar o ovo e usar a clara para decorar).
Leve à geladeira para resfriar e sirva com torradinhas ou batatas chips.
Dica: Na hora de servir, você pode distribuir alface picado, ervilhas em conserva, rodelas de tomate e de palmito. em volta da carne, decorar com a clara do ovo picada e regar tudo com azeite extravirgem em abundância.
Desejo a todos um excelente Dia dos Pais.