quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

WINDOWS 11 — QUICK MACHINE RECOVERY

O PRIMEIRO PASSO PARA RESOLVER UM PROBLEMA É RECONHECER QUE O PROBLEMA EXISTE.

A Microsoft deve liberar até o final deste ano, para todos os PCs domésticos com Windows 11, um novo recurso chamado Quick Machine Recovery (Recuperação Rápida de Máquina), que permite ao sistema corrigir automaticamente eventuais falhas que afetem seu funcionamento — o que, convenhamos, já estava mais que na hora.

Testado desde março, o recurso começou a ser disponibilizado para usuários do programa de testes Windows Insider, por meio do canal Release Preview, a partir da compilação 26100.4762 do Windows 11.

Quando ativada, a Recuperação Rápida de Máquina detecta problemas que impedem ou comprometem a inicialização do sistema e aciona automaticamente o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE). No WinRE, o sistema pode se conectar à internet e consultar os servidores da Microsoft, que analisam os dados da falha em busca da solução mais apropriada — que, até onde se sabe, pode ir desde a simples atualização de um driver problemático até a reversão de uma atualização do Windows responsável pela falha.

O Windows já conta com uma ferramenta para esse fim, o Reparo de Inicialização, mas o novo recurso tende a ser mais eficaz por consultar a Microsoft para identificar o erro e, se necessário, baixar a correção correspondente. Ainda assim, o Reparo de Inicialização continuará disponível por mais algum tempo — até porque ele funciona mesmo quando não há conexão com a internet.

Vale lembrar que esta não é a única novidade da compilação 26100.4762. A atualização também substitui a famigerada BSoD (sigla de Blue Screen of Death — ou Tela Azul da Morte, em português) por uma mensagem de erro escrita com letras brancas sobre fundo preto (mais detalhes na postagem do dia 11).