terça-feira, 20 de janeiro de 2026

DE VOLTA AO CRAPWARE E OUTRAS ENCHEÇÕES DE SACO

COMO É CONSENSO ENTRE TODOS OS SÁBIOS DE TODOS OS TEMPOS, MERDAS ACONTECEM.

O que veremos a seguir não se limita aos smartphones da Motorola, já que Samsung, Xiaomi, Google (linha Pixel) e outros fabricantes também pré-instalam dúzias de aplicativos de manifesta inutilidade — daí o apelido crapware (crap = merda) ou bloatware (bloat = inchaço). 

Todo programa ocupa espaço no armazenamento interno, consome ciclos de processamento, memória RAM e outros recursos preciosos. Em teoria, tudo que não faz parte do Android pode ser descartado. Na prática, porém, é mais fácil falar do que fazer.

 

Para remover um app, acessamos Configurações > Apps > Mostrar todos os "x" apps (o "x" corresponde ao número de aplicativos instalados), selecionamos o item em questão e tocamos em Desinstalar. Caso essa opção não esteja disponível (como ocorre com a maioria dos apps pré-instalados), devemos tocar em Interromper > Desativar. Feito isso, o app será colocado em "animação suspensa", podendo ser "despertado" quando — e se — a gente quiser.

 

O Brilho Adaptável, presente em todos os celulares Android, é útil, mas ver a tela escurecer e clarear sozinha com base na iluminação ambiente pode ser incômodo. Para desligar essa função, basta acessar Configurações > Tela e mover o botão da opção Brilho adaptável para a esquerda.

 

Por alguma razão, o Modo escuro — que reduz o cansaço visual e melhora a experiência em ambientes com pouca luz — não vem ativado por padrão. Para ativá-lo, tocamos em Configurações > Tela e ligamos o botão ao lado de Tema escuroTambém é possível programar um horário para sua ativação e desativação automática — basta tocar em Tema escuro > Programação e definir o período desejado.


A maioria dos apps envia notificações de tempos em tempos, mas alguns abusam da nossa paciência. Para reduzir essa encheção de saco, tocamos em Configurações > Notificações > Notificações do aplicativo, selecionamos o app que queremos silenciar e movemos o botão correspondente para a esquerda. 

 

Vale lembrar que o modo Não Perturbe silencia chamadas, alertas e notificações durante o período que a gente definir. Para ativá-lo, basta tocar em Configurações > Notificações > Não Perturbe e personalizar as opções — lembrando que é possível criar exceções para contatos importantes em caso de emergência.

 

Observação: O caminho e a nomenclatura dos recursos podem variar conforme o fabricante do aparelho e a versão do Android.

 

A propaganda é a "alma do negócio" — para os anunciantes —, mas usar aplicativos freeware (gratuitos) e não ser bombardeado por anúncios é quase impossível sem a ajuda de ferramentas de terceiros (bloqueadores de anúncios).

 

Nos smartphones Motorola, podemos reduzir a exibição de anúncios acessando Configurações > Google > Todos os serviços > Privacidade e segurança > Anúncios > Excluir o ID de publicidade e confirmando a exclusão. Para bloquear anúncios em aplicativos específicos, tocamos em Configurações, pesquisamos por Acesso especial e, na lista de aplicativos, selecionamos os que desejamos restringir e fazemos o ajuste.

 

Entre as diversas opções de bloqueadores (tanto pagos como gratuitos), destaco o AdBlock, o AdAway, o AdClear, o AdLock e o AdGuard — lembrando que nem todos estão disponíveis na Google Play Store, e que não é recomendável baixar apps de outras fontes.

 

Outra forma de inibir anúncios é configurar um DNS privado. Para isso, tocamos em Configurações > Rede e Internet > DNS privado, digitamos dns.google como nome do host, tocamos em Salvar e reiniciamos o aparelho.

 

Por fim, também é possível bloquear anúncios diretamente no navegador. Basta tocar nos três pontinhos, acessar Configurações > Configurações do site, localizar as opções Pop-ups e redirecionamentos e Anúncios invasivos, acessá-las e mover os botões para a esquerda.

 

Nenhuma dessas dicas (nem a combinação delas) elimina todos os anúncios, mas reduz a encheção de saco a níveis suportáveis. Afinal, a gente já se estressa demais com trânsito, fila, boletos, política e outras mazelas do mundo real, e não precisamos de um celular cheio de penduricalhos e propagandas para piorar as coisas.