quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

SEGURO MORREU DE VELHO

SEGURANÇA É UM HÁBITO E, COMO TAL, DEVE SER CULTIVADO.

Kevin Mitnick — o "papa" dos hackers nos anos 1980 — dizia que computador seguro é computador desligado. Essa máxima também se aplica aos smartphones, que são microcomputadores ultraportáteis e ainda mais vulneráveis que desktops e notebooks, já que a maioria dos usuários nunca os desliga.

Mesmo que segurança absoluta seja História da Carochinha, sempre é possível reduzir os riscos ativando a biometria e a dupla autenticação (o site Two Factor Auth ensina como configurar esse recurso em sites de bancos, redes sociais etc.).

Demais disso, mantenha o sistema e os aplicativos atualizados, nunca recarregue a bateria usando um computador que não seja o seu sem ativar a opção de não compartilhar dados com aquele dispositivo, instale um software antimalware, evite redes Wi-Fi públicas e não clique em links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp etc., mesmo que o remetente pareça confiável.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Dois raios abrilhantaram a marcha de Nikolas Ferreira et caterva neste domingo. O primeiro, vindo do céu, atingiu a multidão que aguardava em Brasília, sob chuva torrencial, a chegada do deputado e do cordão de bolsonaristas conduzidos por ele numa peregrinação que cruzou rodovias de Minas Gerais e de Goiás durante uma semana. O segundo foi o raio que o parta inserido por Nikolas no discurso de encerramento da marcha, que caiu sobre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e despejou estilhaços no STF.

Nikolas discursou para uma plateia estimada em 18 mil pessoas. Ignorando as 72 vítimas do raio que caiu das nuvens horas antes de sua chegada numa praça situada a 6 quilômetros do Planalto, o parlamentar se absteve de prestar solidariedade até aos 30 bolsonaristas que tiveram que ser hospitalizados. Cobrou de Alcolumbre o destravamento das CPIs dos casos do assalto aos aposentados e do Banco Master, mencionou a suspeita de repasses do Careca do INSS, estrela dos desvios da folha do INSS, para o filho do Lula, e afirmou que o país "precisa saber o que aconteceu para uma esposa de ministro STF ter um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master."

O pano de fundo da marcha sobre Brasília era um objetivo inalcançável. — a anistia de Bolsonaro —, mas a meta real foi plenamente atingida. Cientes de que a força bolsonarista nas redes sociais não é derivada da moderação, mas do radicalismo, Nikolas e sua trupe se esmeraram em produzir postagens ácidas enquanto percorriam rodovias mineiras e goianas, a caminho de Brasília.

Como lhe interessa preservar a fidelidade do eleitorado radical, a deputado prefere manter o estilo histriônico a endossar o discurso moderado com que Flávio Bolsonaro tenta atrair o Centrão para seu projeto presidencial. 

Entre os vídeos instagramáveis de beira de estrada e os feridos do raio brasiliense, a marcha de Nikolas salvou a retórica antissistema que move o plano da facção legislativa do bolsonarismo de se manter como a maior força de oposição no Congresso durante um eventual quarto mandato de Lula.

Triste Brasil, cujo eleitorado tem bandidos de estimação e vota em políticos dessa catadura.

Bateria descarregando muito rápido, telefone aquecendo mesmo em stand-by, configurações que se alteram sozinhas, reinicializações aleatórias, apps que surgem do nada e mensagens enviadas sem o conhecimento do usuário são sinais de alerta; considere a possibilidade de mudar suas senhas, cancelar o cartão de crédito que você usa nas compras online (a menos que seja virtual) e avisar seus contatos de que seu aparelho pode ter sido invadido.

Ocultar aplicativos sensíveis e pastas com conteúdo pessoal/confidencial também é recomendável. O iOS não oferece uma ferramenta nativa para essa finalidade, mas o Face ID permite vincular o acesso a aplicativos à autenticação facial. Para isso, selecione a opção Exigir Face ID, confirme a ação tocando novamente em Exigir Face ID e oculte o próprio Face ID ativando a opção Ocultar e Exigir Face ID.

No Android, a Pasta Segura — quando disponível (o que não é o caso do meu Motorola G75 5G), permite proteger aplicativos e pastas com diferentes métodos de autenticação. Para conferir, vá em Configurações > Privacidade (ou Segurança e privacidade, dependendo da versão do sistema) > Bloqueio de Aplicativos > Pasta Segura, defina o método de proteção (PIN, impressão digital ou reconhecimento facial) e selecione os aplicativos que deseja proteger.

Feito esse ajuste, os apps só poderão ser acessados mediante a autenticação definida, garantindo maior segurança para seus dados.