segunda-feira, 7 de julho de 2008

Insert

Uma das grandes vantagens do processador de textos em relação à máquina de escrever é a facilidade com que podemos editar nossos textos. Com o MS Word, por exemplo, é simples remover ou remanejar palavras, frases e até parágrafos inteiros sem usar borracha ou corretivo, bem como inserir figuras, ajustar a formatação do texto, escolher o tipo, cor e tamanho das fontes, e por aí vai).
Entretanto, existem situações nas quais o excesso de facilidades pode implicar dificuldades. Veja o caso da tecla <Insert>, por exemplo, que permite a sobrescrever o texto digitado a partir do ponto de inserção. Ainda que quase ninguém a utilize, é comum a gente pressioná-la acidentalmente - e só se dar conta do fato depois de ter "perdido" boa parte do trabalho.
Para prevenir esse aborrecimento, veja como desabilitar a tecla <Insert> (ou qualquer outra tecla cuja função você queira desativar):

1 - Abra um novo documento do Word, clique em Ferramentas > Personalizar e no botão Teclado.
2 - Na caixa de diálogo, no painel Categorias, selecione a opção Todos os comandos.
3 - No painel Comandos, localize e selecione Sobrescrever.
4 - No painel inferior (Teclas atuais), selecione Insert, clique no botão Remover e feche as caixas de diálogo.

Para reabilitar a função original da tecla, repita os mesmo passos e, no painel Comandos, selecione Sobrescrever. Feito isso, vá até o painel Pressione a nova tecla no teclado, digite <Insert> no teclado e clique no botão Atribuir.
PS - Amanhã é dia de Patch Tuesday, e a Microsoft deverá disponibilizar correções para quatro falhas de segurança importantes no Windows, Exchange e SQL.
Uma boa semana a todos.
Postar um comentário