segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Gerenciador de Tarefas do XP

Nas versões antigas do Windows, a (famigerada) combinação de teclas Ctrl+Alt+Del era o "último recurso" de que o usuário dispunha para tentar reverter um travamento do sistema sem partir para o botão RESET ou, em situações mais críticas, desligar o PC "na marra". No XP, todavia, esse atalho convoca o Gerenciador de Tarefas, cuja aba “Aplicativos” exibe os programas em execução e seu respectivo status, sendo o botão “Finalizar tarefa” particularmente útil quando se deseja encerrar programas que não estejam respondendo.
Já a aba “Processos” lista os processos e serviços que rodam em segundo plano. Para alterar a prioridade de tarefas pesadas e minimizar seu impacto no desempenho do sistema, por exemplo, clique em "CPU", dê um clique direito no processo que está monopolizando o processador, escolha a opção "Definir prioridade" e mude-a de “Normal” para “Abaixo da normal”. Para contornar um eventual travamento, selecione “explorer.exe” e clique em Finalizar Processo; depois, clique em Arquivo > Executar nova tarefa, digite explorer.exe na caixa “Abrir” e dê Enter.

Observação: Numa definição elementar, “processos” são conjuntos de instruções executadas com um determinado propósito. Alguns programas se subdividem em diversos processos, mas alguns processos não correspondem a programas (como no caso dos assim chamados “serviços”, que rodam em segundo plano para dar suporte ao sistema operacional).

Note que os processos e serviços são listados pelo nome de seus respectivos executáveis, razão pela qual nem sempre é fácil saber a que eles se referem ou se realmente deveriam estar ali. Nomes como explorer.exe, firefox.exe ou msnmsgr.exe, por exemplo, não oferecem dificuldades, mas o mesmo não se aplica aos enigmáticos svchost.exe, oodag.exe, ctfmon.exe e outros que tais. Nesse caso, o jeito é pesquisar no Google ou ir diretamente a sites como o www.liutilities.com/products/wintaskspro/processlibrary/, ou ainda instalar o  YAPM, que oferece informações detalhadas sobre a maioria dos itens enigmáticos.
O Gerenciador de Tarefas permite também monitorar o desempenho do sistema (guia “Desempenho”), o status da rede (guia “Rede”) e a atividade de outros usuários, caso existam (guia "Usuários"). Clicando no menu “Desligar”, você poderá ainda fazer logoff, trocar de usuário, reiniciar, desligar ou colocar o computador em modo de espera ou de hibernação.
Uma ótima semana a todos e até mais ler.