segunda-feira, 5 de março de 2012

Intrusos e afins...


Um belo dia, você abre o navegador e vê que sua página inicial foi “ sequestrada” e seu mecanismo de busca, substituído por outro que você nem mesmo imaginava existir. No entanto, isso não é produto de magia e nem tampouco tem relação com Malwares: no mais das vezes, o ingresso de intrusos tão "úteis" quanto um sexto dedo do pé decorre pura e simplesmente da desatenção dos internautas que, buscando agilizar a instalação de programas, clicam em NEXT (ou SEGUINTE) sem atentar para as caixinhas de verificação que, supostamente, permitem excluir elementos indesejáveis do processo.
O V9.com e o Ask, por exemplo, são useiros e vezeiros em se infiltrar sub-repticiamente no sistema e adicionar barras de ferramentas e outras extensões ao navegador – cuja remoção dá um verdadeiro baile em quem não conhece o caminho das pedras, até porque de nada adianta tentar restabelecer o status quo ante pelas vias convencionais. Caso você venha a ser vítima desses abelhudos, abra o Painel de Controle, clique em Adicionar ou Remover Programas (no XP) ou em Programas/Desinstalar um programa (no Seven), localize os enxeridos na lista de aplicativos instalados e proceda à devida remoção.

Observação: Note que você obterá melhores resultados com módulos desinstaladores disponibilizados por suítes de manutenção como CCleaner, WinUtilities ou Advanced System Care – dentre tantas outras sugeridas em nossas postagens – ou com a ajuda de um desinstalador dedicado (saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com/2011/03/dicas-uteis.html), que geralmente excluem resquícios que a desinstalação convencional costuma deixar para trás.

No caso do V9, você pode tentar desabilitá-lo no IE clicando em Iniciar/Todos os programas, dando um clique direito na entrada correspondente ao navegador, selecionando Propriedades e, na aba Atalho, no campo Destino, apagando tudo que vem depois do sinal de fechar aspas (veja detalhe na figura ao lado). Feito isso, clique em Aplicar e em OK e recorra às opções do browser para reconfigurar sua página inicial.
No caso do Ask, depois de desinstalá-lo e certificar-se de que ele tenha realmente desaparecido da lista de aplicativos, abra o Editor do Registro (pressione Windows+R, digite regedit no campo respectivo e dê Enter), vá ao menu Editar, clique em Localizar e digite Start Page. Concluída a busca, você verá um ícone seguido de Start Page = http://br.ask.com?o=101687&l=dis; substitua o endereço por outro de sua preferência (como o do nosso Blog, por exemplo), encerre o editor e reabra seu navegador.
Espero ter ajudado.
Abraços e até mais ler.