quinta-feira, 27 de junho de 2013

COMPUTADOR - TELA AZUL DA MORTE - PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Se quiseres derrubar uma árvore na metade do tempo, passa o dobro do tempo amolando teu machado.

As temíveis telas azuis da morte ocorriam mais frequentemente no tempo do 9x/ME, conquanto ainda possam dar o ar da graça no XP e nas versões mais recentes do Windows. Para piorar, nem sempre é fácil identificar a origem do problema (se você desligar e religar o computador e a anormalidade se repetir de forma recorrente, clique aqui e aqui).

Observação: Se o “crash” ocorrer logo depois da instalação de um novo componente de hardware ou de um aplicativo qualquer, restabeleça o “status quo ante” e use o computador por alguns dias, para ver se o sistema estabiliza. Caso não tenha havido quaisquer modificações dessa natureza, desconfie da RAM. O Windows 7 tem sua própria ferramenta de diagnóstico de memória, mas se você continua fiel ao velho XP, o freeware Windows Memory Diagnostic é uma excelente alternativa.

Falando no Seven, vale lembrar que essa versão mantém um registro do que a Microsoft chama de “Stop Error” (“nome oficial” das temidas telas azuis); para interpretar esses dados, baixe o freeware BlueScreenView, que mostra quais drivers estavam rodando no momento da pane e aponta os possíveis suspeitos.
Falando em drivers, procure mantê-los sempre atualizados – para evitar a trabalheira inerente à atualização manual desses programinhas, baixe e instale o freeware SlimDrivers, que varre o sistema e aponta os itens que precisam de atualização (registre gratuitamente o programinha e ele se encarregará de baixar os novos drivers e instalá-los para você, tomando o cuidado de criar um ponto de restauração antes de cada atualização).

Abraços e até mais ler.
Postar um comentário