segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PRIVACIDADE - SENHAS - DADOS DE LOGON e INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

A VIDA É A ARTE DO ENCONTRO, EMBORA HAJA TANTO DESENCONTRO PELA VIDA.

Quanto maior o número de webservices que você acessa mediante autenticação (webmail, Net Banking  blogs, redes sociais etc.), fica mais difícil memorizar os logons e senhas, e a não ser que ninguém mais utilize seu PC, convém pensar duas vezes antes de permitir que seu navegador armazene esses e outros dados para automatizar o preenchimento.
O IE não exibe as informações armazenadas, mas não impede que qualquer pessoa que tenha acesso à sua conta no Windows (*) faça login num site cuja senha tenha sido salva,ou  descubra o que está por trás dos asteriscos e os domínios de logins correspondentes com freewares como o IE Password Recovery Master, o  WebBrowserPassView, o BulletsPassView e o Asterisk Key, dentre tantos outros aplicativos criados com propósitos legítimos, mas que se tornaram uma mão na roda para os abelhudos de plantão. Para evitar dissabores, abra o IE e clique em Ferramentas > Opções da Internet > Geral > Histórico de Navegação, marque a caixa Excluir histórico de navegação ao sair, clique em Excluir e faça os ajustes desejados .
No Chrome o risco é ainda maior, pois ele próprio dá acesso à lista de logons e senhas, bastando para isso clicar no botão das opções de configuração e personalização (no canto superior direito da tela do browser), selecionar Configurações > Mostrar configurações avançadas e, no campo Senhas e Formulários, clicar no link Gerenciar senhas salvas, selecionar cada senha mascarada e clicar em Exibir.
O Firefox também escancara seus dados confidenciais, bastando clicar o interessado (logado com sua conta no Windows) clique no menu Firefox (no canto superior esquerdo da tela do navegador), em Opções duas vezes, em Segurança e, no campo Senhas, clique em Senhas Memorizadas e em Exibir Senhas. No entanto, a possibilidade de configurar uma senha mestra torna esse navegador tão (ou mais) seguro que o IE nesse quesito. No entanto, caso você esqueça a senha mestra, será preciso reiniciá-la (apagá-la), o que levará de embrulho todos os seus dados de logon e senhas memorizadas pelo browser. Para tanto, na barra de endereços do Firefox, digite "chrome://pippki/content/resetpassword.xul" (sem as aspas), tecle Enter e siga as instruções.

Para evitar problemas, o melhor é usar um gerenciador de senhas como o LastPass ou o Norton Identity Safe; para saber mais, digite “senha” no campo de buscas do Blog e clique em Pesquisar.

(*) Jamais compartilhe seu computador sem proteger sua conta com senha e criar contas-padrão para os demais usuários. No Seven, abra o Painel de Controle, clique em Contas de Usuário e Segurança Familiar e escolha as tarefas desejadas.

Abraços e até mais ler. 
Postar um comentário