sexta-feira, 6 de maio de 2016

COMO DESCOBRIR A SENHA DE SUA REDE WI-FI NOS WINDOWS 8.1 E 10

DEUS CRIOU OS ECONOMISTAS QUE FAZEM PREVISÕES PARA QUE OS ASTRÓLOGOS  SE SENTISSEM RESPEITÁVEIS.

Dentre as muitas postagens que eu já publiquei sobre segurança digital, há dúzias sobre senhas digitais ― que usamos para fazer logon no Windows, acessar redes sociais, correio eletrônico, net banking e outros serviços online. Como sabemos, essas “palavras-passe” funcionam como “chaves que abrem fechaduras virtuais”, e se não deixamos a chave do carro no contato quando não estamos por perto, ou a chave de casa na fechadura quando nos ausentamos, não há porque deixarmos nossas senhas expostas aos abelhudos de plantão. O problema é que passwords seguras costumam ser de difícil memorização, daí muita gente escrevê-las num post-it e colá-lo na borda do monitor ― ou, pior ainda, no verso do cartão de crédito.

Observação: Quem quiser saber como criar senhas seguras e fáceis de lembrar pode digitar senha no campo de buscas do Blog e vasculhar os resultados, que trazem também diversas sugestões de gerenciadores de senhas, tanto pagos quanto gratuitos ― com eles, a gente precisa memorizar apenas uma senha-mestra e deixar por conta do aplicativo o preenchimento das demais, onde e quando elas se fizerem necessárias.

Como não recomendável usar a mesma senha para múltiplas finalidades, fica difícil guardar na memória os passwords que não utilizamos frequentemente, como é o caso da senha que dá acesso ao nosso roteador Wi-Fi, por exemplo. Até porque esses aparelhos oferecem a opção de logon automático, e assim a gente só precisa digitar a senha quando vai usar um dispositivo que ainda não tenha sido conectado à nossa rede.

Nas edições anteriores ao Windows 8.1, era fácil descobrir a senha do roteador ― bastava clicar no ícone da conexão wireless, na área de notificação do sistema, dar um clique direito sobre a rede desejada, selecionar a opção Exibir propriedades da conexão e, na janelinha que se abria em seguida, marcar a caixa de verificação “Mostrar caracteres” para que a senha fosse exibida. A partir de então, todavia, a coisa é um pouco diferente, mas nada que quem conhece o caminho das pedras não tire de letra. Confira:

1.    Dê um clique direito sobre o ícone de conexão Wi-Fi para que as opções do mesmo apareçam;
2.    Clique em “Abrir a Central de Rede de Compartilhamento”, onde são exibidas as conexões de rede que seu computador reconhece;
3.    Clique sobre o nome de sua conexão Wi-Fi para visualizar as configurações e ter acesso à respectiva senha;
4.    Na próxima tela, clique sobre “Propriedades da Conexão Sem Fio” e em “Segurança”, e então marque a caixa “Mostrar caracteres” para que a senha da sua rede seja exibida em caracteres alfanuméricos.


Observação: Confira na figura que ilustra esta postagem a lista das 10 senhas mais comuns ― e, portanto, as primeiras testadas em caso de tentativa de invasão ― segundo a empresa de segurança digital SplashData, que analisou mais de 3 milhões de passwords vazadas em 2014.

E como hoje é sexta-feira:

― Democracia é quando eu mando em você; ditadura, quando você manda em mim.
― Alguém só é sinceramente ateu quando está bem de bolso e de saúde.
― Não devemos resistir às tentações; elas podem não voltar.
― A vida começa quando nos damos conta de que ela não dura muito.
― Errar é humano. Culpar os outros, também.
― Nossos amigos podem não saber muitas coisas, mas sempre sabem o que fariam se estivessem no nosso lugar.
― Com muita sabedoria, estudando muito, refletindo muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos meio século de existência, aprender a ficar calado. 



Bom final de semana a todos e até segunda, se Deus quiser.