domingo, 4 de março de 2007

Outlook Express - Vantagens e desvantagens...

Da mesma forma que o Vinny (vide comentário deixado no post de ontem), muita gente tem dúvidas quanto a usar ou não o Outlook Express (ou outro cliente de e-mail similar). Mas essa é uma decisão personalíssima, cujas vantagens e desvantagens dependem dos hábitos, do comportamento e do perfil de cada usuário.
No que concerne ao espaço, até algum tempo atrás a maioria dos provedores oferecia caixas postais medíocres (quando eu era cliente da Neovia - serviço de acesso wireless disponível na capital paulista e em algumas localidades do interior do Estado -, dispunha de miseráveis 5 MB, embora o GMail já oferecesse gratuitamente 1 GB).
Hoje em dia, a despeito (e talvez até em decorrência) do gigantismo dos arquivos atuais, a maioria dos serviços, inclusive os gratuitos, disponibiliza espaço mais que suficiente para armazenar miríades de mensagens. A não ser que você tenha vocação para esquilo e guarde tudo que recebe, envia e responde, dificilmente enfrentará problemas com sua caixa postal.
Cadastrar no Outlook uma conta com fartura de espaço significa talvez abrir mão do aspecto mais atrativo na escolha do serviço de webmail, já que as mensagens descarregadas são prontamente apagadas dos servidores do provedor (embora seja possível modificar essa configuração, o resultado nem sempre é satisfatório, mas isso também é uma outra história).
Já no quesito "organização", a despeito de o webmail ter melhorado bastante, o uso de clientes costuma ser mais interessante, até porque, uma vez armazenadas no HD, suas mensagens estarão disponíveis a qualquer momento, mesmo quando você não estiver conectado à Internet (aspecto que favorece mais expressivamente os usuários de conexão discada). O OE permite cadastrar diversos endereços de e-mail (do mesmo provedor ou de provedores distintos). Assim, ao abrir o programa, você checará todas as suas contas de uma tacada só, sem precisar navegar até os websites e se logar nos respectivos serviços de correio eletrônico. Poderá ainda desconectar-se e gerenciar seus e-mails calmamente (suas respostas serão armazenadas na caixa de saída do programa e despachadas para os destinatários quando a conexão com a Internet for restabelecida).
Do ponto de vista da segurança, há controvérsias: o e-mail continua sendo o meio de transporte preferido pelos malwares, mas a prevenção depende mais da conscientização dos usuários do que das ferramentas e recursos oferecidos pelos serviços e programas.
Enfim, haveria muito mais a dizer, mas acho que os aspectos mencionados são os mais relevantes e já bastam para você formar sua opinião, de modo que vou me limitar ao exposto.
Se alguém quiser prosseguir na discussão do assunto, debater outros aspectos ou simplesmente obter mais informações sobre o programa, é só deixar seu recado.
Abraços e um bom domingo a todos.