quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Solucionando problemas (parte final)

Falhas nas memórias e placas de expansão em curto (ou com mau contato) podem inviabilizar o POST (existindo uma quantidade mínima de RAM funcional, o BIOS até pode ser capaz de emitir beeps para indicar que a memória está ruim; do contrário, o POST não sera executado e o processador ficará inoperante).
Remova os pentes e as placas, limpe as trilhas de contatos com um lápis borracha, torne a espetar tudo em seus respectivos slots e ligue o computador novamente. Se não resolver, desconecte todos os cabos flat, desligue as conexões do painel frontal do gabinete (com exceção do Reset, do PC Speaker e do Power Switch), desconecte teclado, mouse, impressora, caixas de som e demais dispositivos externos e tente ligar o computador.
Se o BIOS emitir beeps, menos mal (tela escura com beeps é uma situação menos ruim do que tela escura sem emissão de beeps, até porque você pode consultar a tabela de códigos de erro existente no manual da sua placa-mãe para investigar a causa do problema). Se os beeps não ocorrerem, o defeito deve estar na placa-mãe ou na fonte - caso as tensões estivejam em ordem, é provável que a grande vilã seja mesmo a placa-mãe.
Observação: algumas placas-mãe emitem beeps indefinidamente ao identificar um módulo de memória defeituoso ou um cooler de processador inoperante - cheque a conexão CPU FAN ou coisa parecida, porque ao detectar que o cooler não funciona, o BIOS paralisa o sistema para evitar danos à CPU.

Um bom dia a todos.