Observação: Na hipótese de sua leitora se recusar a exibir o conteúdo de um disco, coloque algumas gotas de detergente num copo com água, umedeça um pano macio (e que não solte fiapos) e limpe-o delicadamente, sempre do centro para as bordas (nunca em sentido circular). Se o disco estiver riscado, um pouquinho de polidor de metais (tipo Kaöl ou Brasso, mas pasta de dentes também serve) num cotonete deve resolver - em último caso, vá a um hipermercado ou loja de produtos eletrônicos e compre um produto próprio para recuperação de CDs e DVDs. Se nem assim funcionar, tente um software de recuperação, como o freeware CDCheck (http://www.kvipu.com/CDCheck/download.php).
A vida útil dos CDs/DVDs varia conforme a utilização e condições de armazenamento (exposição à luz, umidade, contaminação por sujeira ou arranhões, número de regravações, e por aí vai...). Alguns especialistas dizem que esses disquinhos podem durar entre dois e doze anos, ao passo que os fabricantes afirmam que, se bem cuidados, eles são capazes de retar as informações por até 100 anos (quem viver verá).
Enfim, caso você pretenda armazenar suas fotos em CDs/DVDs, dê preferência a mídias graváveis e de boa procedência (evite as regraváveis e fuja das muito baratas, pois a qualidade da matéria prima também é um fator determinante da durabilidade do produto) e, a cada dois anos, faça backups em discos novinhos em folha.
Bom dia a todos e até mais ler.
EM TEMPO: Tem frase nova no pé da página.