quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mensagens de erro – segunda parte

Prosseguindo no assunto iniciado ontem, passemos agora aos Erros de Proteção do Windows, de Páginas Inválidas e do Kernel32. Os primeiros são causados geralmente por drivers e/ou arquivos corrompidos, e provocam a exibição de janelinhas com mensagens do tipo “While Initializing Device: Windows Protection Error. You need to restart your computer”, por exemplo, e a chave para este tipo de problema está no nome do driver ou do dispositivo presente na seção While Initializing Device da mensagem – se o erro apontar para um driver (VxD) ou arquivo do sistema, anote essa informação e tente encontrar a solução na Base de Conhecimentos da Microsoft.
Já os erros de Páginas Inválidas – que eram mais comuns nas versões 9x e ME do Windows – se devem a problemas de gerenciamento de memória e provocam mensagens de “operações ilegais” (clique no botão “Detalhes” e anote o nome do programa e do módulo listado na mensagem para balizar suas pesquisas), e podem ocorrer a qualquer momento, especialmente se o computador for utilizado durante longos períodos sem que o sistema seja reinicializado. Para preveni-los, habitue-se a reiniciar seu PC após algumas horas e mantenha o sistema e programas devidamente atualizados; no caso falta de espaço em disco ou pouca RAM, considere um upgrade de memória ou libere mais espaço na partição do HD em que seu Windows se encontra instalado.
Quanto aos erros de Kernel32 – o Kernel é o responsável pela execução das principais tarefas do sistema, tais como a gerenciamento da memória e as interrupções e operações de I/O –, vale dizer que eles são abrangentes e podem ocorrer tanto devido ao Kernel32.dll corrompido quanto a problemas relacionados à RAM ou à memória virtual, ao uso de técnicas de aceleração (para otimizar a performance do sistema), à existência de bugs nos drivers de vídeo, a arquivos .dll danificados, à alteração das configurações da BIOS, a danos na pasta Temp, à ação de malwares e à insuficiência de espaço livre no disco, apenas para citar algumas das muitas causas possíveis. A solução é anotar o programa ou o driver listado na mensagem de erro e (mais uma vez) pedir socorro à Base de Conhecimentos da Microsoft.

Observação: Os erros de Kernel32.dll costumam ocorrer depois de alterações no sistema – como o acréscimo de um novo dispositivo, programa ou driver, por exemplo – e o Dr. Watson pode prestar alguma ajuda. Ao ser executado (clique em Iniciar > Executar, digite drwatson e dê Enter), ele permanece na barra de tarefas até ocorrer um erro, quando então gera uma imagem do sistema e guarda as informações (o programa que originou o erro e o endereço de memória onde ocorreu) num arquivo com extensão .WLG na pasta Windows\Drwatson.

Amanhã , embora seja feriado aqui em Sampa, a gente conclui essa trilogia.
Abraços a todos e até lá.
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