quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vapt-vupt

Bom seria se o PC “acendesse” numa fração de segundo, como uma lâmpada, mas esse dia ainda está longe e, não por acaso, uma das reclamações mais comuns dos usuários diz respeito à “eternidade” que o Windows leva para carregar (e às vezes também para desligar, mais isso já é outra história).
Segundo meu filho, que há alguns meses se rendeu aos encantos da “Maçã”, o Mac inicializa bem mais depressa que o XP (o Vista é ainda mais lerdo, especialmente se a configuração de hardware da máquina não for das mais poderosas, mas tudo indica que o “Seven” será um pouco mais “esperto”).
Seja como for, existem maneiras de acelerar a inicialização do Windows, seja através de algumas reconfigurações que a gente já sugeriu em outras oportunidades, seja mediante a utilização de programinhas desenvolvidos para esse fim, como é o caso do freeware Startup Delayer – que permite retardar a inicialização de vários aplicativos que pegam carona no boot do sistema (se você programá-los para iniciar 10 ou 15 minutos depois, o tempo de boot será sensivelmente melhorado). Mais informações e download em http://www.r2.com.au/software.php?page=2&show=startdelay.

Observação: No caso de computadores com vários anos de estrada, o ideal é fazer um backup, reformatar o HD e reinstalar o sistema a partir do zero – apesar de ser uma medida radical e um tanto trabalhosa, ela irá restaurar a performance original do sistema.

Bom dia a todos e até mais ler.