Se, ao tentar abrir determinadas webpages, você se depara eventualmente com a mensagem “ERRO 404 - PÁGINA NÃO ENCONTRADA”, seja bem vindo ao clube.
Observação: Essa mensagem de erro tem uma história interessante: consta que, no início da década de 80, a sala 404 das instalações do CERN (Laboratório Europeu de Partículas Físicas, em Genebra) era ocupada por três funcionários que gerenciavam pedidos de arquivos, e sempre que ocorria um erro, eles alertavam “Room 404, File Not Found”. Mais adiante, essa expressão seria incorporada ao léxico da Internet por Tim Berners-Lee (o “pai” da Web).
Voltando ao que interessa, o erro em questão decorre geralmente de indisponibilidades temporárias do servidor web que hospeda a página requisitada, embora possa ocorrer também devido a erros de digitação da URL ou de a página simplesmente não existir mais.
Depois de acessar outros websites para conferir se sua conexão está ativa e operante (mas evitando retornar às páginas que você visitou recentemente, porque elas ainda estarão armazenadas no cache do seu navegador), torne a digitar o URL desejado na caixa de endereços e veja se o erro se repete; caso afirmativo, experimente mudar a extensão “html” para “htm”, “asp” ou “shtml”, ou então digite o endereço do site no campo de buscas do Google e clique no link “EM CACHE”, que aparece logo abaixo do resultado da pesquisa.
Mudando agora de pato para ganso, se você receber uma mensagem de erro relatando que “O INTERNET EXPLORER NÃO PODE EXIBIR A PÁGINA DA WEB”, o problema deve estar relacionado com a sua conexão. Nesse caso, a Microsoft sugere primeiramente verificar se é possível visualizar outra página da Web e, caso negativo – ou seja, se o erro tornar a ocorrer –, clicar no link Diagnosticar problemas de conexão e seguir as instruções da ferramenta de Diagnóstico de Rede para proceder às devidas correções.
Se ainda assim o erro persistir, desligue o modem e o roteador (caso você utilize um roteador, evidentemente), reinicie o computador, ligue novamente o modem e o roteador e torne a reiniciar o computador.
Depois de se certificar de que todos os cabos de rede estejam conectados – e de confirmar com seu provedor que o serviço esteja operante –, torne a abrir o IE e veja se a conexão se normalizou. Caso negativo, clique em Ferramentas > Excluir Histórico de Navegação e, ao lado de Arquivos de Internet temporários, clique em Excluir arquivos e em OK; ao lado de Histórico, clique em Excluir histórico e em OK, ao lado de Dados de formulário, clique em Excluir formulários e em OK.
Se a mensagem de erro for exibida novamente, clique em Iniciar> Todos os programas > Ferramentas do sistema > Internet Explorer (Sem complementos). Se isto resolver o problema, clique em Ferramentas > Opções da Internet > Gerenciar complementos e habilite os complementos, um de cada vez, até localizar o causador do problema.
Para mais informações e métidos alternativos, visite http://support.microsoft.com/kb/926431/pt-br.
Um bom dia a todos.