terça-feira, 6 de julho de 2010

Dicas

Nem sei quantas vezes já comentei que o passar do tempo e o uso normal do PC degradam o desempenho do sistema, razão pela qual alguns procedimentos básicos de manutenção preventivo-corretiva são essenciais para contornar esse problema e manter a máquina “nos trinques”. No entanto, mesmo rodando regularmente as ferramentas nativas do Windows (para limpeza de disco e correção e desfragmentação dos dados) ou, preferencialmente, utilizando suítes de utilitários como o Adevanced System Care, o WinUtilities, o CCleaner (ou outra das muitas opções já sugeridas em nosso Blog), ninguém está livre de uma eventual reinstalação do sistema.
Por conta disso, é bom saber que o CompuApps SwissKnife é um aplicativo gratuito para gerenciamento do HD, que se propõe não só a criar, modificar e apagar partições, mas também a formatar o disco mais rapidamente do que as ferramentas nativas dos sistemas operacionais (como o "format.exe", do Windows). Para conhecer melhor o programa – e fazer o download, se for o caso, cluique aqui aqui. Vale lembrar que o Baixaki também disponibiliza esse programa (em http://baixaki.ig.com.br/download/CompuApps-SwissKnife.htm) , além de oferecer uma adaptação traduzida das informações existentes no site original.
O Driver Magician Lite , igualmente gratuito, serve para identificar os componentes de hardware do computador, extrair os drivers respectivos e fazer um backup num local à escolha do usuário. O programinha pode ser muito útil quando, após a reinstalação do sistema, o usuário não consegue localizar os disquetes e/ou CDs de drivers que vieram junto com a máquina e/ou com seus componentes (vale lembrar que sempre é possível pesquisar e baixar os drivers pela Internet, mas isso leva bem mais tempo e dá bem mais trabalho). O software também é oferecido pelo Baixaki (http://baixaki.ig.com.br/download/Driver-Magician-Lite.htm), com um resumo traduzido das informações de praxe.
Um bom dia a todos e até mais ler.