terça-feira, 22 de maio de 2012

PREVISÃO DO TEMPO e FERIADO MAIS PRÓXIMO


Conta-se que, uma vez definido o local para um piquenique de confraternização do sindicado dos meteorologistas, cada um dos seus membros fez suas previsões e todos concordaram que, no domingo seguinte, o tempo estaria quente e seco. E choveu à beça.
Meteorologia parece não ser uma ciência exata, mas sim esotérica. Lembro-me do saudoso Narciso Vernizzi – o “Homem do Tempo ” –, que, discorria em seus boletins sobre a movimentação das massas de ar, a aproximação de frentes (frias, quentes, oclusas), a mudança dos ventos e respectiva velocidade, tanto na superfície quanto em altitude, acabava prevendo indefectíveis “chuvas em pontos isolados” (afinal, São Paulo é uma cidade grande e sempre chove em algum lugar).
Enfim, se você estiver de saída e quiser saber se precisa ou não levar o guarda-chuva, consulte o Será que vai chover?  O serviço não é infalível, mas prima pela simplicidade: basta você inserir o nome da cidade na caixa de diálogo e teclar Enter para obter a previsão (SIM ou NÃO) referente à data atual e aos próximos três dias.

Observação: Quando eu visitei o site, eram 9 horas da manhã de um dia ensolarado e previsão que obtive foi aquela exibida na figura que ilustra esta postagem. Ao meio-dia já havia nuvens no céu, que ficou bem carrancudo no final da tarde, mas só choveu mesmo durante a madrugada).
***
Muita gente afirma que o Brasil amarga prejuízos milionários devido ao grande número de feriados, esquecendo-se, talvez, de que dinheiro não evapora, apenas troca de mãos. Se São Paulo fica às moscas nos finais de semana prolongados (menos do que eu gostaria, pois sempre há morosidade no trânsito, não importa quantos milhões de veículos deixem a cidade), hotéis, pousadas, bares e restaurantes das cidades litorâneas e de veraneio fazem a festa  – mas isso é outra história e fica para outra vez. Interessa mesmo dizer é que basta seguir o link http://proximoferiado.com/ para saber quantos dias, horas, minutos e segundos faltam para o feriado mais próximo, bem como visualizar uma sinopse da data em questão (imagem à direita).
Façam as malas e aproveitem o passeio.