quarta-feira, 23 de maio de 2012

HIBERNAÇÃO - Desativar para ganhar espaço


Quem nos lê habitualmente sabe que a Hibernação é um recurso que permite ganhar tempo na inicialização do Windows e, nos portáteis, aproveitar melhor a autonomia da bateria (para saber mais, clique aqui).
Diferentemente do que ocorre no stand by, que é mais adequado em situações nas quais o PC fica ocioso por pouco tempo, na hibernação o conteúdo da RAM é transferido para o disco rígido e a máquina, totalmente desligada (você pode até desconectá-la da tomada).
Na caixa Pesquisar do Menu Iniciar do Seven, digite energia e explore as opções que lhe serão oferecidas. Dentre outras coisas, você pode personalizar o funcionamento do botão de energia e do fechamento da tampa (no caso de note e netbooks), reajustar o tempo que o sistema deve aguardar antes de esmaecer ou desligar o vídeo e suspender o funcionamento do computador.
Vale lembrar que, para funcionar, a hibernação depende de um arquivo denominado Hyberfil.sys, que aloca um bocado de espaço do HD. Supondo que você não tencione utilizar o recurso em questão, pressione as teclas Windows+R, digite powercfg.exe –h off na caixa Executar, dê OK e reinicie o computador. Se, mais adiante, você mudar de idéia, repita os mesmos passos utilizando desta feita o comando powercfg /hibernate on.
 
Observação: No XP, abra o Painel de Controle, clique em Opções de Energia, desmarque (ou remarque, conforme o caso) a opção Ativar hibernação e reinicie o computador.

Abraços a todos e até mais ler.