segunda-feira, 2 de julho de 2012

WINDOWS 7 – COMO REDUZIR O TEMPO DE INICIALIZAÇÃO


Quem leu minha tríade sobre inicialização empacada teve acesso a algumas considerações conceituais e outras tantas dicas práticas destinadas a “convencer o computador a deixar de lado os entretantos e ir direto aos finalmentes”, como diria o impagável Odorico Paraguaçu (protagonizado pelo saudoso Paulo Gracindo no folhetim O BEM AMADO).
Mas o que eu não disse daquela vez – e acho que em nenhuma outra postagem aqui no Blog – é que o Seven pode carregar mais rapidamente se utilizar todos os núcleos da CPU nesse processo (por padrão, ele usa apenas um). Então, caso seu sistema demore muito para carregar e seu PC disponha de uma CPU multi-core, faça o seguinte:

1.     Abra o menu iniciar e, no campo Pesquisar, digite msconfig.
2.     Na lista de resultados, abra msconfig.exe e, na guia Inicialização do Sistema, clique em Opções avançadas.
3.     Marque a caixa Número de processadores, selecione a quantidade desejada (as opções disponíveis variam conforme as características da sua CPU, evidentemente) e confirme em OK.

O ganho que eu obtive com esse ajuste foi de aproximadamente 10%. Claro que com um chip IntelCore i7-3920XM, de quatro núcleos, a redução seria mais significativa (até porque, com o Hyper-Threading habilitado, eu teria mais quatro núcleos virtuais" à disposição). Mesmo assim, convém ter em mente que o tempo que uma máquina leva para dar o boot e carregar o Windows varia conforme a configuração de hardware, o software instalado e a “saúde do sistema” como um todo. Se, no seu caso, o processo levar entre 1 e 2 minutos, desencane..