quarta-feira, 10 de abril de 2013

COMPUTADOR – PREVENÇÃO/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – BACKUPS


“Há dois tipos de usuários de computador: os que já perderam um HD e os que ainda vão perder”.

Muita gente continua vendo o backup como um procedimento complicado e aborrecido, embora o utilitário que acompanha as versões mais recentes do Windows não seja um bicho-de-sete-cabeças (confira neste tutorial). Note que, além de cópias de segurança de arquivos definidos por você ou pelo próprio assistente de backup, o Seven é capaz de criar imagens do sistema e discos de reparo, que podem ser uma mão na roda no caso de o HD – ou o próprio computador – se tornar inoperante.

Observação: Armazenar backups na mesma unidade em que o sistema está instalado serve apenas para substituir arquivos alterados ou excluídos sem querer, e que transferi-los para outra partição não os protege de eventuais falhas físicas no disco. A rigor, o ideal é recorrer a soluções externas e salvar uma cópia adicional em drives virtuais – como o Sky Drive ou o Google Drive, por exemplo, que oferecem cinco gigabytes de espaço gratuito cada um.

Para restaurar o PC a partir de uma imagem, supondo que o Windows ainda funcione, acesse o Painel de Controle e, em Todos os itens do painel de controle, clique em Recuperação/Métodos de recuperação avançados/Usar uma imagem de sistema criada anteriormente para recuperar o computador e siga as instruções nas telas. Caso não seja possível acessar o Painel de Controle, introduza seu disco de reparo na gavetinha, reinicie o computador, pressione qualquer tecla quando solicitado e siga as instruções nas telas (se você não dispuser de um disco de reparo, o DVD de instalação do Windows pode servir como disco de boot).

ObservaçãoPara dar o boot a partir de uma mídia óptica, a opção CD/DVD deve preceder o HD na sequência de inicialização. Acesse o CMOS SETUP, faça os ajustes necessários na página “Advanced Setup” (ou algo de nome semelhante), salve, encerre o programa e reinicie o computador.

Caso não possa acessar o Painel de Controle e nem disponha de qualquer das mídias ópticas mencionadas anteriormente, desligue e religue o computador, pressione intermitentemente a tecla F8 durante o boot e, na tela das Opções de Inicialização Avançadas, use as teclas de seta para selecionar a opção Reparar o computador e pressione Enter. Em seguida, selecione um layout de teclado e clique em Avançar; selecione um nome de usuário, digite a senha e clique em OK. Em Opções de Recuperação do Sistema, clique em Recuperação da Imagem do Sistema e siga as instruções nas telas.

Para informações mais abrangentes e detalhadas, pesquise o site da Microsoft; se ainda assim você achar a ferramenta nativa do Seven muito complicada, o Macrium e o Easeus são opções gratuitas eficientes e mais fáceis de usar. De qualquer forma, ainda voltaremos a esse assunto no final desta sequência.
Abraços e até amanhã.