quinta-feira, 11 de abril de 2013

COMPUTADOR – PREVENÇÃO/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – OUTRAS DICAS

·        Se você ligar o computador e ele se fingir de morto, veja se algum led acende ou o ruído das  é audível. Às vezes, o problema se resume ao cabo de força mal conectado ou ao fusível do filtro de linha (ou da própria fonte de alimentação) queimado.
ventoinhas

·        Caso a máquina ligue e a tela permaneça escura, verifique a conexão dos cabos de energia e de dados do monitor. Se não resolver, conecte o monitor a outro computador; caso ele funcione, suspeite da placa de vídeo ou da própria placa-mãe.

·        Bips que você não está acostumado a ouvir podem ser “pistas” que o BIOS envia para indicar a origem do problema. Como não existe padronização para esses códigos, consulte o manual do PC ou da placa-mãe, ou ainda o site do fabricante.

Observação: Se você tiver alguma habilidade manual e noções elementares de hardware, abra o gabinete e cheque os prováveis vilões da história. Muitos “defeitos” não passam de simples mau contato causado por acúmulo de sujeira, oxidação das trilhas ou afrouxamento dos componentes (decorrente da vibração dos motores que acionam ventiladores e drives).

·        Fix It – serviço da Microsoft que funciona como uma espécie de “central de correção de erros” para o Windows e demais produtos da empresa – também é uma mão na roda. Para utilizá-lo, clique aqui, escolha a opção adequada na lista à esquerda, procure algo relacionado ao seu problema entre os tópicos exibidos e explore as opções (que, de modo geral, são bastante intuitivas). Você pode implementar as correções de forma automática ou manual, bem como recorrer ao site http://support.microsoft.com/contactus para solicitar uma solução para o seu problema.

·        Seven é pródigo em recursos voltados à identificação e solução de problemas (para saber mais, clique aqui), mas há situações em que é preciso acessar o MODO DE SEGURANÇA – opção de inicialização na qual somente os arquivos e drivers básicos necessários para executar o Windows são carregados. Se o PC entrar no modo seguro automaticamente após a adição de um novo componente, da atualização de algum driver ou da instalação de um aplicativo qualquer, desfazer a modificação geralmente faz com que tudo volte a ser como antes no Quartel de Abrantes. Se não, a Restauração do Sistema costuma ser tiro e queda.

ObservaçãoPara forçar a inicialização no modo seguro, reinicie o computador e pressione intermitentemente a tecla F8 durante o boot. Quando a tela das Opções de Inicialização Avançadas for exibida, use as teclas de seta para selecionar a opção em desejada e pressione a tecla Enter.

·        Volto a recomendar que você não desmonte seu desktop se ele estiver na garantia, e que encaminhe seu notebook – mesmo fora da garantia – a um técnico de confiança. Mas não deixe de explorar soluções em nível de software, pois ninguém além de você terá paciência para enfrentar o moroso processo da tentativa e erro. No mais das vezes o técnico irá reinstalar o sistema e um abraço (dê-se por feliz se ele salvar suas pastas pessoais e seus emails). Para mais informações e sugestões sobre solução de problemas no Seven, clique aqui.

Segunda-feira a gente conclui. Abraços e até lá.