quarta-feira, 8 de maio de 2013

WINDOWS XP e SEVEN – DESLIGAR / SUSPENDER / HIBERNAR (continuação)


O CASAMENTO É UM ATO RELIGIOSO MEDIANTE O QUAL SE CRIA MAIS UM CRISTO E MENOS UMA VIRGEM.

Para colocar o XP manualmente em espera ou em hibernação, clique em Iniciar > Desligar e escolha a opção desejada. Para automatizar o processo, dê um clique direito num ponto vazio da Área de Trabalho, selecione Propriedades > Proteção de tela > Energia > Esquemas de energia e faça os ajustes desejados. Em qualquer caso, você pode trazer o sistema de volta do estado de espera movendo o mouse ou pressionando qualquer tecla e, para despertá-lo da hibernação, acionando o botão Power.
Nas edições Vista e Seven do Windows, o modo de espera se chama “suspender”. Para acessá-lo (como também a hibernação e as demais “opções de desligamento”), abra o menu Iniciar, clique na pequena seta ao lado do botão Desligar e selecione a opção desejada. Caso queira automatizar esse processo, digite energia no campo de pesquisa do menu Iniciar, clique em Opções de Energia, selecione (ou edite) seu plano de energia – existem diversas combinações possíveis – e explore as várias opções disponíveis em Alterar configurações de energia avançadas.

Observação: Houve tempo em que a gente desativava a hibernação para “ganhar” o espaço alocado pelo arquivo HIBERFIL.SYS (que, via de regra, corresponde ao “tamanho” da memória RAM). Atualmente, no entanto, qualquer PC de entrada de linha conta com 500 ou mais gigabytes de espaço em disco, de modo que convém manter o recurso ativo e operante.

Para habilitar a hibernação no XP, clique na aba Hibernar da tela Propriedades das Opções de energia, marque a opção Ativar hibernação, confirme e reinicie o computador. Se a aba em questão não estiver visível, experimente atualizar os drivers de chipset e/ou da placa gráfica.
No Seven, digite cmd na caixa de pesquisas do menu Iniciar, dê um clique direito em cmd.exe e selecione a opção Executar como administrador. Na tela do Prompt, adicione à linha c:\Windows\system32> o comando powercfg /hibernate seguido de on (para ativar) ou de off (para desativar). Ao final, tecle Enter, digite exit, torne a teclar Enter e, se necessário, reinicie o computador.

Amanhã a gente conclui; abraços e até lá.