segunda-feira, 12 de agosto de 2013

WINDOWS 7 - COMO OCULTAR PARTIÇÕES OU DRIVES


CASAR É TROCAR A ADMIRAÇÃO DE VÁRIAS MULHERES PELAS CRÍTICAS DE UMA SÓ.

Vimos no post anterior como dividir o HD em duas ou mais unidades lógicas (também conhecidas como partições, ou volumes); hoje, conforme prometido, veremos como ocultá-las, lembrando que essa prática deve ficar restrita preferencialmente a partições que você não utiliza no dia a dia (como uma unidade onde você salva backups de seus arquivos mais importantes, por exemplo), e ser usada para mantê-las longe dos curiosos de plantão ou para evitar modificações ou apagamentos acidentais. Então, no  Windows 7:

·        Tecle Windows+R para abrir o menu Executar, digite diskpart na caixa respectiva e clique em OK.
·        Na telinha de Prompt que será exibida em seguida, digite list volume e tecle Enter para visualizar uma lista com todas as partições do disco rígido (não mexa na partição de 100 MB identificada como System Reserved).
·        Verifique a letra da partição que você quer ocultar e qual o volume relacionado a ela – no meu note, por exemplo, a letra E remete ao Volume 4, que corresponde ao pendrive que eu uso para o ReadyBoost.
·        Com base no exemplo acima, digitar select volume 4 e teclar Enter fará com que a tela de prompt exiba a linha o volume 4 está selecionado. Digitando em seguida remove letter E e teclando Enter, a mensagem mudará para o diskpart removeu com êxito a letra de unidade ou ponto de montagem (note que os dados não serão apagados; apenas a partição será ocultada), e da feita que o computador for reiniciado, o drive E não será mais exibido.

Para reverter o processo, basta seguir os mesmos passos e, na lista com todas as partições do HD, digitar select volume 4 e em seguida digitar assign letter=E. Depois que a mensagem o diskpart atribuiu com êxito a letra de unidade ou ponto de montagem, reiniciar o computador fará com que tudo volte a ser como antes no Quartel de Abrantes.

Observação: Tome muito cuidado ao executar comandos de Prompt. Crie sempre um ponto de restauração do sistema antes de seguir as instruções e só as confirme se e quando tiver certeza do que está fazendo.

Antes de encerrar, vale lembrar que amanhã, segunda terça-feira de agosto, é patch tuesday da Microsoft. Quem não configurou as atualizações automáticas deve rodar o Windows Update para atualizar seu sistema (caso não haja atualizações disponíveis no começo da noite, volte a executar o programinha na manhã da quarta-feira). 

Boa sorte e até mais ler.