A Coréia do Sul tem a banda larga mais rápida do planeta, com
velocidade média de 14.2 Mbps. O Brasil está na 68ª posição,
com apenas 3,38 Mbps – o que não é pouco se considerarmos que
tínhamos há coisa de uma década.
Observação: Dos
nossos quase 100 milhões de internautas, 30% são usuários de redes fixas e 70%,
de serviços móveis. Dos desconectados, 80% moram em zonas rurais, onde a
opção primária (quando não a única) continua sendo a jurássica rede dial-up.
Se você assina um serviço de banda larga, saiba que a
concorrência entre as operadoras vem propiciando ofertas cada vez mais
convidativas. Com um simples telefonema – e um pouco de paciência para ser
atendido –, é possível renegociar o contrato, baixar significativamente o preço
da mensalidade e/ou aumentar a velocidade de conexão.
Observação: Note que nem tudo é como deveria ser aqui no Brasil, onde a prestação de serviços é um problema sério. Para saber mais, leia a postagem de amanhã.
Para avaliar sua conexão, encerre todos os aplicativos que tenham acesso à Internet (Correio Eletrônico, programas P2P e de mensagens instantâneas, etc.), feche as demais páginas/guias do seu navegador, pressione o botão SPEEDTEST.NET (na coluna à direita, logo acima do campo Blogs Parceiros), espere a página carregar, clique em BEGIN TEST e confira sua velocidade de download e upload.
Embora a metodologia possa variar conforme o medidor, o download
é calculado com base no tempo que um arquivo leva para ser descarregado no seu
PC, e o upload, no tempo que ele leva para percorrer o caminho inverso.
Os resultados são expressos em Mbps (Megabits por segundo), e quanto
maior o valor apurado, melhor a sua conexão.
Alguns medidores exibem outros dados, dentre os quais o PING e
o JITTER. O primeiro remete ao tempo que seu PC leva para enviar
pacotes de dados para outro computador (e vice-versa), e o segundo, à variação
da latência (aumento no tempo que os pacotes levam para chegar ao
destino devido a congestionamentos na rede). Quanto menores forem esses
valores, melhor será a sua conexão.
Observação: Você nem sempre irá alcançar 100% da largura banda contratada (para
saber mais, clique aqui), mas dificilmente ficará restrito ao
limite contratual de 10%, como era comum até alguns anos atrás. Tenha em mente
também que uma eventual demora para abrir determinadas webpages ou
baixar arquivos volumosos costuma decorrer do congestionamento da Rede
ou da sobrecarga dos servidores, razão pela qual convém você pensar
duas vezes antes de “soltar os cachorros” no help desk da sua operadora.
Repita as medições em
diversos horários, a partir de outros servidores e/ou utilizando outros
serviços – sugiro o COPEL e o SIMET; se você quiser usar uma ferramenta oficial homologada pela ANATEL,
clique aqui.
Abraços e até mais.