segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SEGURANÇA DIGITAL - NAVEGADORES - ATUALIZAÇÃO REQUERIDA

Espere pelo melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.

Para prevenir dissabores, além de instalar um arsenal de defesa responsável (conforme já detalhamos em diversas oportunidades), é imperativo você manter atualizados tanto o seu sistema operacional quanto os demais aplicativos.
No Seven, basta clicar em Iniciar > Todos os Programas > Windows Update para baixar e aplicar as atualizações, embora seja mais prático ativar as Atualizações Automáticas, que baixam e instalam automaticamente atualizações críticas e de segurança (para saber mais, clique aqui).
Vale lembrar que aplicativos de terceiros (não-Microsoft) precisam ser atualizados individualmente. Para minimizar essa trabalheira, você pode recorrer a serviços online como o SECUNIA OSI, ou a programinhas gratuitos como o R-UPDATER e o UPDATE CHECKER.
Dedique especial atenção ao seu navegador, que tanto funciona como “porta de entrada” para o mundo maravilhoso da Web quanto para malwares e outras pragas digitais vazarem da Rede para o seu computador.

Observação: Durante muitos anos o MS Internet Explorer reinou absoluto em seu segmento de mercado, mas, depois de ser seriamente ameaçado pelo Mozilla Firefox, ele acabou destronado pelo Google Chrome - a figura que ilustra esta postagem mostra, mês a mês, a posição ocupada por cada browser de agosto de 2012 a agosto passado.

Na condição de componente nativo do Windows, o IE é atualizado juntamente com o sistema, mas o mesmo não se dá em relação a seus concorrentes. Por padrão, tanto o Chrome quanto o Firefox são atualizados automaticamente sempre que executados, mas, como seguro morreu de velho, não custa conferir:
  • No Chrome, clique em Ferramentas (na extremidade direita da barra de endereços), escolha a opção Sobre o Google Chrome. Caso haja alguma atualização pendente, o download e a aplicação serão feitos em seguida; basta aguardar a conclusão e reiniciar o navegador.
  • No FIREFOX, clique no menu Ajuda, selecione a entrada Sobre o Firefox. Se necessário, aguarde o download e a instalação e reinicie o navegador, para que update seja efetivado.
Amanhã tem mais; abraços e até lá.