terça-feira, 5 de novembro de 2013

GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX – DICAS DE SEGURANÇA

TODAS AS HORAS FEREM, MAS A ÚLTIMA MATA.

Prosseguindo com o que vimos no post anterior, tanto o Chrome quanto o Firefox permitem que qualquer pessoa que tenha acesso ao seu computador faça login em sites cujas senhas você salvou (ou que visualize sua lista de nomes de usuário e senhas na tela de opções).
No browser do Google, até onde eu sei, a solução requer a instalação de uma extensão, mas você pode aprimorar sua segurança clicando no ícone localizado na extremidade direita superior da janela (figura ao lado), selecionando Configurações > Mostrar configurações avançadas e explorando as diversas opções disponíveis, notadamente na seção Privacidade (para saber mais, clique aqui e aqui). Mas somente promova alterações se tiver certeza do que está fazendo (na dúvida, consulte a ajuda do programa).
Já no browser da Mozilla, basta clicar no menu Firefox (figura à esquerda) e em Opções  > Segurança > Usar uma senha mestra para definir um password que acabará com a alegria dos abelhudos de plantão. Aproveite para conferir se as caixas de verificação Alertar se sites tentarem instalar extensões ou temas, Bloquear sites avaliados como foco de ataques Bloquear sites avaliados como falsos estão marcadas (se não estiverem, faça a devida correção). Na aba Privacidade, marque Notificar aos sites que não desejo ser rastreado (embora não seja capaz de impedir todas as tentativas de rastreio, isso irá aprimorar sua privacidade em sites que respeitam a opção em questão); em Conteúdo, marque Bloquear janelas pop-up, e em AtualizaçõesAvançado, marque Instalar automaticamente.
Plugins como Java, Flash, Silverlight, Acrobat e outros que tais costumam ser atualizados automaticamente, mas não custa nada conferir com a ajuda do Verificador de plugins da Mozilla ou do Qualys BrowserCheck, evitando que versões vulneráveis sejam usadas para infectar seu sistema ou facilitar a vida dos SCAMMERS de plantão.

Abraços e até amanhã.